O primeiro degrau foi alcançado. Agora, resta apenas mais um desafio para o Jaraguá Breakers alcançar o tão sonhado título da Liga Nacional de Futebol Americano. Mesmo com a vaga garantida na BFA do ano que vem, o time jaraguaense não mostrou acomodamento e voltou a se impor dentro de casa para conquistar a classificação na final do torneio. Na tarde de sábado (18), em duelo válido pela semifinal, os ‘Quebradores’ venceram o Juiz de Fora Imperadores por 21 a 14, no Estádio João Marcatto, e vão à decisão da LNFA embalados por uma campanha irretocável.
Campeão da Conferência Sul, o Breakers soma sete vitórias em sete jogos e tem uma das melhores defesas da competição, com apenas 51 pontos sofridos. Números que comprovam o bom trabalho feito pela equipe durante o ano, conforme relatou o tight end Pinga. “Nossa equipe vem se preparando muito bem para os jogos e os resultados mostram isso. Estamos conquistando os objetivos passo a passo e esse jogo contra o Imperadores foi um grande teste para BFA. Agora vamos continuar com força total e dar o último gás para ser campeão”, disse.
Com a vitória, os comandados do head coach Jackson Kestring disputarão o Nacional Bowl contra o Sorriso Hornets, em Mato Grosso. A data será confirmada pelos organizadores nos próximos dias. “É final de temporada e temos alguns jogadores machucados. Mas vamos continuar fazendo o que apresentamos no ano inteiro, entrando em campo sempre para ganhar. Queremos muito ser campeões da Liga Nacional”, destacou Kestring. Apesar da derrota para os jaraguaenses, a equipe do Juiz de Fora foi beneficiada com o triunfo do Hornets sobre o Rio Preto Weilers, ficou com o título da Conferência Sudeste e também estará na BFA de 2018.
O jogo
Com o o adversário conseguindo impedir os avanços terrestres, o Breakers iniciou a posse de bola apostando bastante no jogo aéreo. E deu certo. Logo na primeira ação ofensiva, a equipe chegou na end zone após o quarterback Jackson Kestring conectar três grandes passes durante a campanha, um para Everton Gnewuch e outros dois para Pinga, sendo que o segundo do tight end foi para TD – extra point convertido por Mucury. Com a defesa anulando o ataque do Imperadores, o Jaraguá ainda quase marcou outro td no primeiro quarto, mas parou na linha de 10 jardas e perdeu um field goal.
No segundo quarto, em uma campanha longa e quase perdida depois de um snap ruim, que fez a equipe perder 20 jardas, os ‘Quebradores’ voltaram a brilhar no jogo aéreo, chegando na red zone após dois bons passes de Kestring. Com isso, os jaraguaenses não deixaram escapar a oportunidade e conseguiram um TD de corrida com Richard Franzner – XP convertido por Mucury. A partir daí, as defesas se sobressaíram sobre os ataques e a partida foi para o intervalo com a vantagem de 14 a 0 para os donos da casa.
Já na volta do intervalo, os visitantes mostraram uma postura mais agressiva. Com o quarterback americano KC Frost conseguindo bons avanços com as próprias pernas, os mineiros diminuíram o prejuízo com um touchdown de corrida de Forratine, logo no início do terceiro quarto. Porém, o Breakers respondeu rápido e voltou a aumentar a diferença no ataque seguinte. Depois de Giovane ‘Buiu’ Takanage correr cerca de 50 jardas, colocando o time na beira da end zone, o QB Kestring deu passe preciso para o WR Gnewuch, que anotou o seu TD – XP convertido por Mucury.
No último quarto, o Imperadores foi com tudo para o ataque em busca, pelo menos, do empate. Restando pouco mais de dois minutos para o fim, conseguiu um TD de passe de Frost para Rafael Nepomuceno. – XP convertido. Depois de recuperar a bola, os mineiros tiveram pouco tempo no relógio para alcançar o empate. Após avançar até o meio do campo, Frost tentou o ‘hail mary’ na última jogada, mas foi interceptado para delírio da torcida do Breakers que entoou o grito de ‘O campeão voltou’ ao fim da partida.
—
Tabela:
—
16/07/17 – Jaraguá Breakers 7×0 Maringá Pryos
Sociedade Esportiva e Recreativa da Menegotti, em Jaraguá do Sul (SC)
–
30/07/17 – Foz do Iguaçu Black Sharks 10×37 Jaraguá Breakers
Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu (PR)
–
20/08/17 – Joinville Gladiators 7×24 Jaraguá Breakers
Recreativa da Whirpool, em Joinville (SC)
–
24/09/17 – Jaraguá Breakers 57×0 Curitiba Lions
Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
–
14/10/17 – Jaraguá Breakers 21×0 Bento Gonçalves Snakes
Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
–
04/11/17 – Jaraguá Breakers 21×20 Gaspar Black Hawks
Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
–
18/11/17 – Jaraguá Breakers 21×14 Juiz de Fora Imperadores
Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)