Connect with us

Lutas

Lutas: Atual campeão brasileiro, jaraguaense vai realizar sonho de disputar o Mundial de Muay Thai

Nada como o tempo e a força de vontade para transformar um sonho em realidade. Muitos acabam desistindo de um objetivo inicial e ficam pelo caminho, enquanto outros perseguem e lutam diariamente para alcançar determinada façanha. E é justamente esse momento de realização que um jaraguaense vem passando no esporte. Depois de sete anos de muita dedicação ao Muay Thai, intercaladas com algumas lamentações por ficar de fora de grandes eventos internacionais pela falta de recursos financeiros, Leandro da Veiga vai, enfim, realizar o sonho de disputar o Campeonato Mundial da modalidade, que acontece entre os dias 11 e 19 de março, em Bangkok, na Tailândia.

Aos 23 anos, o atleta e instrutor da Academia Show Thai garantiu vaga para o principal torneio da arte marcial após ser campeão brasileiro, na categoria até 67kg, no fim do ano passado, em Piçarras, e consequentemente sendo convocado pela Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). Porém, nem mesmo a boa performance nos ringues garantiam o seu lugar na competição. Sem nenhum auxilio da CBMT nas despesas, o lutador já foi obrigado a se ausentar das últimas duas edições do Mundial e outros campeonatos importantes, como o Pan-Americano do México de 2017. Mas desta vez, o jaraguaense não desperdiçou mais uma oportunidade. Promoveu pedágio, rifas e organiza até uma feijoada, que o assegurou a compra das passagens, no valor de R$ 4.500. “O mais complicado realmente é conseguir verba. Ainda não tive patrocínio, mas estas ações contribuem para minha ida e consegui comprar as passagens de forma financiada. Felizmente vou conseguir realizar o sonho de participar do Mundial”, declarou.

Leandro (E) encara uma rotina de quatro horas de treino por dia I Foto: Rafael Verch/OCP

Leandro (E) encara uma rotina de quatro horas de treino por dia I Foto: Rafael Verch/OCP

E se engana quem acha que Leandro irá a capital tailandesa apenas para participar. Desde que iniciou sua caminhada nas lutas através do taekwondo, aos 17 anos, ele mostrou uma evolução notória ao longo dos anos, se inseriu no Muay Thai pouco tempo depois e passou a se destacar na modalidade, tanto que soma seis cinturões neste período, tendo como principais dois do Campeonato Catarinense e um Brasileiro. Por este farto currículo, somado a preparação intensa de quatro horas de treinos diários, entre físico e técnico, o representante de Jaraguá do Sul quer voltar ao Brasil com o título na bagagem. “Estou em busca do meu sonho desde a primeira vez que me classifiquei e me preparei intensamente para esse momento. Me julgo muito bem preparado para representar a seleção brasileira e nossa cidade. Sou campeão catarinense e brasileiro, e esse Mundial é o único que falta na minha carreira dentro do Muay Thai. Tenho muita fé que vou alcançar esse objetivo”, destacou o lutador, que embarca no dia 8 de março e retorna no dia 23, juntamente com outros seis brasileiros.

Busca por patrocinadores

Apesar dos recursos angariados com o pedágio, rifa e feijoada – que ainda irá acontecer -, Leandro da Veiga segue na busca de patrocinadores para auxiliar nos custos das passagens e não precisar tirar do próprio bolso, além das despesas com estadia e alimentação em Bangkok, que totalizando giram em torno de R$ 6 mil. Para ajudar o jaraguaense, basta entrar em contato no telefone (47) 99909-1021 ou através das fanpages no facebook do próprio atleta ou da Academia Show Thai.

Futuro após o Mundial

O caminho para alcançar o título mundial não será nada fácil para o jaraguaense. Com a competição disputada em sistema eliminatório, Leandro projeta cinco vitórias para se sagrar campeão na Tailândia. Mas além de realizar o sonho da inédita participação no evento, há uma motivação extra para o lutador assim que entrar no ringue. Ele busca o título para encerrar sua trajetória vitoriosa no Muay Thai e seguir carreira no MMA. “Trabalhei muito para chegar ao Mundial de Muay Thai e quero ser campeão para depois ir para o MMA, que sempre foi meu foco principal. Tenho uma carreira sólida na arte em pé através do Taekwondo e Muay Thai, e vou buscar melhorar no jiu-jitsu. Não quero estipular uma data, mas acredito que sendo campeão mundial de Muay Thai e após muito trabalho de chão dá para começar a lutar MMA em um ano. Depois, só meu esforço vai dizer quanto tempo vai demorar para chegar no topo”, afirmou Leandro.

More in Lutas