Um dos esportes com maior crescimento nos últimos anos no Brasil, o futebol americano vem ganhando mais adeptos a cada temporada. No ano passado, por exemplo, a popularidade foi de tal tamanho que o país registrou a terceira maior audiência mundial no principal evento da modalidade, o Superbowl, no qual atingiu 19,7 milhões de fãs, segundo a Global Web Index.
Mesmo longe do glamour americano, esse aumento reflete diretamente nas equipes brasileiras, que contam com um maior número de praticantes e ligas mais organizadas. Para incentivar esse fortalecimento, os clubes também apostam na contratação de especialistas estrangeiros, sejam eles treinadores, coordenadores e jogadores.
Em 2013, o Jaraguá Breakers acreditou nisso e deu certo, quando os norte-americanos Jacob Payne e Julian Banks conduziram o time ao título nacional. Agora, é a vez do Corupá Buffalos tentar a mesma sorte, mas com ensinamentos vindos de outra língua: o espanhol. No meio de 60 atletas do elenco, o clube trouxe dois mexicanos para as funções mais emblemáticas do esporte.
Com base na experiência vivida em seu país natal, onde a modalidade é bastante popular, o head coach Rodrigo Ríos Martinez, de 29 anos, e o quarterback David Gonzalez Caballero, 28, foram contratados há dois meses e compartilham os ensinamentos que colheram durante uma vida inteira para levar a Manada o mais longe possível no Campeonato Catarinense, que está em andamento, e Liga Nacional, com início no segundo semestre.
No campo, a comunicação não é problema. Com uma passagem pelo Gaspar Black Hawks em 2017, Martinez fala tranquilamente o português e ainda ajuda Caballero, que vive experiência inédita em terras tupiniquins e já domina boa parte do idioma. Perfeccionistas, a dupla ainda busca o aperfeiçoamento físico, técnico e tático dos companheiros, uma vez que a maioria dos jogadores estuda ou trabalha, o que restringe a rotina de treinos.
No início, as atividades aconteciam apenas uma vez por semana. Agora, o grupo tenta se reunir de três a quatro vezes a cada sete dias. Uma preparação que, segundo eles, será fundamental para equipe corupaense chegar a grandes resultados na temporada.
“Aos poucos estamos mudando e ensinando coisas novas. A maioria dos nossos jogadores nunca haviam começado os jogos e leva um tempo para acostumá-los a jogar sob pressão. Eles estão aprendendo e esperamos continuar melhorando cada vez mais”, disse Martinez. “Estava acostumado a treinar todos os dias no México, mas já vi que aqui é muito difícil. Nos adaptamos e já estamos conseguindo fazer mais atividades. Isso vai nos ajudar a evoluir muito como time para que possamos chegar a títulos, que é o nosso objetivo”, ressaltou Caballero.
EVOLUÇÃO
A nova preparação já começa a surtir efeito no Buffalos. A intensidade nos treinos vem dando um ganho na parte física dos atletas, o que é fundamental para evolução do time, conforme relatou o head coach Rodrigo Martinez. “Isso ajuda muito a ganhar partidas contra times que tem um jogo mais avançado em conhecimento. Estamos impondo algumas ideias para que eles possam competir no mesmo nível”, afirmou.
Com essa melhora, os resultados também começam a aparecer. Após duas derrotas nas primeiras rodadas do Estadual, a Manada chegou ao primeiro triunfo no último fim de semana, quando massacrou o Tubarão Predadores por 62 a 0 (leia mais). Vitória esta que manteve o time com chances de classificação aos playoffs. “Queremos continuar evoluindo e levar o Buffalos a conquistas. O trabalho vai ser duro, mas acreditamos que podemos levantar uma taça” declarou o QB Caballero.
VIDA EM CORUPÁ
Já são 22 anos envolvidos com o futebol americano e o head coach Martinez jamais imaginou que iniciaria a carreira de treinador no Brasil. Após passar por vários clubes mexicanos, ele decidiu encarar uma nova experiência no ano passado, quando aceitou o convite para ser jogador e técnico do Gaspar Black Hawks.
Desde então, deixou a vida agitada na Cidade do México, local mais populoso do país com quase R$ 9 milhões de habitantes, para viver nas pacatas Gaspar e agora Corupá. “Foi uma surpresa para mim ter começado a carreira de técnico no Brasil e não me arrependo. Espero ajudar no crescimento do esporte no país”, disse. “Aqui (Corupá) dá para ficar tranquilo e estou me acostumando ao estilo de vida. Espero fazer coisas boas pela cidade”, completou.
A mudança para o ‘coach’ foi inesperada, mas para o quarterback David Caballero foi ainda mais radical. Há 12 anos vivendo do esporte, o jogador já passou por cinco clubes mexicanos e tem sua primeira passagem pelo Brasil. “É uma ótima oportunidade para fazer crescer o esporte no Brasil e também no México, já que outros jogadores podem vir para cá”, destacou.
Antes de acertar com o Buffalos, o QB quase se transferiu para o Black Hawks e Rio Preto Weilers, mas preferiu vir para Corupá para reeditar a parceria com Martinez, com que já trabalhou no México. Apesar da dificuldade em falar português na sua chegada, Caballero agora se diz adaptado no município.
“Corupá é uma cidade pequena e boa de morar, que me lembra muito uma cidade do México, onde minha mãe morava quando era criança. A saudade do meu país é normal, mas estou gostando bastante do Brasil e espero crescer por aqui”, finalizou.