Connect with us

Lutas

Especial: Taekwondo de Jaraguá do Sul vive sua melhor fase na história

Finalizado no último dia 10, na cidade de Cuiabá (MT), o Campeonato Brasileiro de Taekwondo não trouxe apenas como seu significado principal as medalhas conquistadas pela equipe de Jaraguá do Sul. Os ouros de Hector Andreghetoni Berthi e Leandro Gustavo Costa, além do bronze Emanoella Siqueira Yang pode ser traduzido como a consolidação de uma popularidade e evolução da modalidade.

A arte marcial iniciada em 1992 na cidade demorou a crescer, mas hoje passa por um momento mágico e vive o auge em seus 26 anos de história. Um crescimento vertiginoso que começou a dar seus primeiros sinais no ano passado. Com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, inúmeras escolas abraçaram o taekwondo em projetos sociais, aumentando o número de praticantes e profissionais para instruí-los, através do Bolsa Técnico.

Somando-se ao trabalho feito no Instituto Mestre Allan (IMA), fundado em 2006, e a equipe de rendimento, já são aproximadamente 400 praticantes no município, treinados pelos professores Allan Siqueira, Helton Berthi, Alessandra Trevisan, Edevaldir, Israel Rosa e Sérgio Burquet. E os frutos deste trabalho, que tem como objetivo principal a formação de um bom cidadão, também já começam a surtir efeito em resultados dentro das competições.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Se antes, Jaraguá do Sul era conhecido pelo seu forte trabalho de base e consequentemente com a conquista de medalhas em âmbito estadual, atualmente, a cidade vem ganhando seu espaço a nível nacional. Somente em 2018, vieram pódios no Brasileiro de Menores, Brasileiro Escolar, convocações à seleção brasileira, além de um training camp que reuniu os melhores atletas do país e a medalhista olímpica Natália Falavigna, na Arena Jaraguá.

“Temos vários campeões brasileiros e atletas titulares da seleção brasileira. Jaraguá do Sul é um polo de desenvolvimento de atletas de alto desempenho”, ressaltou o Mestre Allan, um dos precursores do esporte na cidade.

INÍCIO

A história do Taekwondo em Jaraguá do Sul iniciou em 1992, quando três irmãos de São Paulo firmaram residência em Santa Catarina, com o intuito de massificar o esporte no Estado. Dois deles foram para São Bento do Sul, enquanto Adelir de Lima veio à Jaraguá e abriu uma academia no bairro Ilha da Figueira, marcando o início da modalidade no município.

No ano seguinte, o professor teve problemas com a justiça, sendo obrigado a abandonar sua academia. Mas para a modalidade não terminar na região, o aluno Aldair Victor Padilha assumiu as aulas, com novas atividades em Guaramirim e na academia Malhação, que ficava na Marechal Deodoro da Fonseca.

Aldair Padilha foi o segundo professor da modalidade na cidade I Foto: Divulgação

Aldair Padilha foi o segundo professor da modalidade na cidade I Foto: Divulgação

O professor manteve sua rotina até 1997, quando teve que se retirar após sofrer um acidente de moto. Foi então que seu aluno Allan Fabio Siqueira deu início a uma trajetória de sucesso na cidade. Com idas a Joinville duas vezes por semana, Allan passou a buscar conhecimento com o Mestre Byung Il Lee, sul-coreano que chegou ao Brasil no ano de 1990 com o título de pentacampeão coreano de Taekwondo.

No ano de 1998, Allan se formou faixa preta de Taekwondo e inaugurou a academia Art & Kombat, no bairro ilha da Figueira. Mais tarde, essa academia teve sua razão social alterada para Associação Catarinense de Taekwondo, sendo a primeira entidade específica e formalizada da modalidade em Jaraguá.

Turma de 2001 do taekwondo de Jaraguá I Foto: Divulgação

Turma de 2001 do taekwondo de Jaraguá I Foto: Divulgação

CRESCIMENTO

Com a inauguração da Art & Kombat, o número de praticantes passou a crescer na cidade e logo começaram a surgir novos faixas pretas. O primeiro ‘pós-Allan’ foi Helton Berthi. Ligado ao esporte desde 1986, quando ainda morava em Umuarama (PR), ele ganhou a faixa e começou a dar aulas em Jaraguá na temporada 2000, na academia HT, no bairro São Luís.

Um dos ícones do esporte jaraguaense, Helton Berthi (E) segue ministrando aulas em escolas municipais I Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Um dos ícones do esporte jaraguaense, Helton Berthi (E) segue ministrando aulas em escolas municipais I Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Tricampeão catarinense e com inúmeros títulos regionais como atleta, Berthi já formou 150 faixas pretas desde então, possui mais de 500 alunos pelo Estado e foi um dos grandes responsáveis pela expansão do taekwondo jaraguaense. “É um trabalho muito árduo, mas estamos crescendo cada vez mais. Posso dizer que o taekwondo mudou a minha vida. Conheci minha esposa no esporte, meu filho pratica o taekwondo. Quero morrer fazendo isso, porque é um esporte que está no meu sangue”, disse Berthi, que ainda toca alguns projetos sociais, virou técnico da Secel e é atual presidente da Associação Jaraguaense de Taekwondo.

MARCOS HISTÓRICOS

Após contar com o auxílio de Helton Berthi nos trabalhos de professor, Allan Siqueira chegou a um marco inédito da modalidade em Jaraguá. Em agosto de 2006, o profissional recebeu o título de mestre de Taekwondo, das mãos do seu mestre Byung Il Lee, se tornando o primeiro jaraguaense a alcançar tal feito. Com a honraria, ele fundou o IMA – Instituto Mestre Allan, que até hoje atende crianças carentes e forma talentos para representar a cidade em eventos estaduais e nacionais.

Com o IMA, Mestre Allan levou cada vez mais jovens a prática do taekwondo I Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Com o IMA, Mestre Allan levou cada vez mais jovens a prática do taekwondo I Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Como se não bastasse, em 2016, Allan se candidatou a presidente da FCTKD – Federação Catarinense de Taekwondo e venceu as eleições, assumindo o posto no ano passado, com um mandato que se estenderá até 2020. A conquista acabou se tornando grandiosa para o município, já que Allan transferiu a sede central da FCTKD que ficava em Florianópolis para Jaraguá do Sul.

REFORÇO DE PESO

Com tantas conquistas inéditas para a cidade e a crescente popularização do esporte, os professores partiram para outro objetivo: os resultados. A iniciação e formação dos atletas estavam consolidadas, mas faltava algo a mais para os mesmos alcançarem feitos expressivos em campeonatos. E esse acréscimo surgiu em meados de 2017.

A convite do Mestre Allan, a multicampeã nos tatames, Alessandra Trevisan, escolheu o município para iniciar sua carreira como técnica. Como atleta, o currículo é invejável: 13 títulos do Catarinense, 7 do Jasc, medalhista em 11 Brasileiros, sendo campeã duas vezes além de ser medalhista do Sul-Americano, e atleta da Seleção Brasileira por quatro temporadas, competindo no Mundial da Rússia, em 2015, e ficando muito próxima de disputar as Olímpiadas do Rio 2016 ao ser reserva da equipe nacional.

Multicampeã como atleta, Alessandra Trevisan chegou a Jaraguá no ano passado e toca dois projetos sociais em escolas, além de fortalecer as equipes de rendimento I Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Multicampeã como atleta, Alessandra Trevisan chegou a Jaraguá no ano passado e toca dois projetos sociais em escolas, além de fortalecer as equipes de rendimento I Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Natural de Joinville, a agora ex-atleta de 34 anos ministra aulas no IMA e em dois projetos sociais nas Escolas Waldemar Schmitz e Adelino Francener. “Quando cheguei no IMA já havia uma quantidade e qualidade muito boa de alunos. Porém, a aula sempre foi voltada a formação de praticantes, não para o alto rendimento que são as duas vertentes do esporte. O que faltava aos atletas era essa parte de estratégia, pratica e visão de luta”, disse Alessandra, que se surpreendeu com a rápida evolução dos atletas.

“É constatado que para um atleta estar em alto nível, ele precisa estar no rendimento por, pelo menos, dois anos. Mas logo no primeiro ano estamos colhendo frutos muito bons ao conseguir medalhas nacionais. Então acredito que a evolução está sendo muito rápida, principalmente pelos atletas já terem uma boa qualidade técnica que vem da escola do Mestre Allan”, destacou. “Mas vamos evoluir muito mais e nossos maiores objetivos é favorecer o município em competições estaduais e continuar em eventos nacionais, além de participações internacionais”, finalizou.

LEIA TAMBÉM:

– Jaraguaenses são destaques no Brasileiro de Menores de Taekwondo

More in Lutas