Connect with us

+ Esportes

Cartas: Representando o poker de Jaraguá do Sul, Camila Kons segue como um dos destaques do Estado

logo jaragua

Já veterana nas mesas de poker, Jaraguá do Sul é representada no cenário das cartas há anos por Camila Kons. Presente em competições de grande escala desde 2010, ela continua em boa fase e segue em alta no rol dos principais competidores do Estado. Kons conheceu o poker de maneira casual e se apaixonou pelo esporte logo de cara. “Meu tio jogava um live aqui na cidade, e também sempre que passava pelo ESPN eu me interessava, mesmo quando não entendia nada do jogo. Aí resolvi procurar informações na internet, peguei aquela listinha básica de valor das jogadas”, disse uma vez.

Após conhecer as regras do esporte, o poker entrou para valer na vida da profissional em 2010. Na época, ela ainda cursava engenharia química na Universidade Regional de Blumenau (Furb) quando acompanhou in loco uma etapa do Campeonato Brasileiro de Poker (chamado de BSOP). “Esse BSOP foi o ponto chave para eu tomar uma decisão que já vinha adiando a algum tempo, trancar minha faculdade”, disse Kons em seu blog pessoal. Na ocasião, ela conseguiu um bom resultado e enxergou o poker uma profissão para o futuro.

Desde então, Kons vem brilhando nas mesas de poker, com muito foco na modalidade online. De acordo com o site PocketFives, referência nessa modalidade online e responsável por ranquear e contabilizar os resultados dos eventos online, ela está entre os 200 melhores competidores do país. “|_CáKons_|”, como é conhecida na internet, já conquistou quase 100 competições.

Ainda de acordo com o site, Kons aparece entre os 900 melhores do mundo, o que é um feito de destaque tendo em conta os milhares de competidores que estão no poker online. Em 2015, em entrevista ao site A Notícia, Kons disse que atuava por cerca de 50 a 60 torneios por dia e com foco exclusivo no poker online. Um dos grandes resultados veio em 2016, quando em um torneio pela internet ela conseguiu superar mais de 1.700 competidores para conquistar uma importante competição.

 

Como uma atleta de potencial e destaque, Kons tem histórico com times de sucesso no poker brasileiro, incluindo o Samba Poker Team, que foi fundado por Kelvin Kerber — um dos melhores do Brasil na modalidade. Todo esse destaque no poker online chamou a atenção do poker de Santa Catarina, e colocou a competidora nos holofotes da modalidade em nível nacional. Neste ano, por exemplo, Kons foi uma das integrantes da seleção de Santa Catarina no último Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE).

Competição que ajuda a fomentar o esporte de cartas no país, o CBPE deste ano, disputado em julho em São Paulo, contou com os melhores competidores do país que representaram seus respectivos Estados. Ao lado de Kons, o elenco estrelado de Santa Catarina, formado por seis competidores e um técnico, contou com grandes nomes do poker nacional como os campeões nacionais Rodrigo Garrido e Affif Prado.

Apesar de muito destaque e reconhecimento nacional, Santa Catarina não conseguiu repetir as ótimas campanhas dos anos anteriores (campeão em 2016) e terminou com a 12º colocação geral. A participação, porém, rendeu ótima experiência para os competidores envolvidos em mais um circuito de muito sucesso do CBPE.

0c9a558b33

Kons não é a única representante em alto nível entre as mulheres no Estado. Igianne Bertoldi, natural de Balneário Camboriú, tem um currículo espetacular na modalidade. Ela esteve no elenco de Santa Catarina que foi campeão do CBPE há dois anos e em 2014 entrou para a história ao vencer uma etapa do Campeonato Brasileiro em Foz do Iguaçu.

O sucesso de Kons e Bertoldi inspira outras mulheres do Estado a seguirem o mesmo caminho no poker. “As mulheres vão começar a jogar mais e perder o medo. Isso já vem acontecendo. Esse field vai aumentar nos próximos anos. É só uma questão de tempo. Lugar de mulher também é nos panos, jogando de frente com qualquer jogador”, diz Bertoldi.

Competidora de poker consolidada e com uma trajetória bem-sucedida, Kons deu a tacada certa ao confiar no esporte de cartas como sua principal profissão e os resultados falam por si só. Tudo isso leva ao fato de que o poker de Jaraguá do Sul segue muito bem com ela sendo uma das representantes da cidade.

More in + Esportes