Já está virando tradição. Basta um menino surgir como um grande talento na região do Vale do Itapocu, que clubes de futebol do Brasil e até do exterior efetivam sua contratação. Foi assim com os jaraguaenses Vinicius Lorenzi e Ronaldo da Cruz, atualmente no Atlético Alcanense, de Portugal, além de Eduardo Henrique, no Juventude-RS. Isso citando somente transferências do recém iniciado 2019.
SAIBA MAIS:
– Jaraguaense segue caminho de conterrâneo e busca sucesso em Portugal
– Artilheiro de escolinha jaraguaense acerta com clube gaúcho
– Da quase desistência à Europa! Conheça a história do jaraguaense que atua no futebol português
Agora, o momento de destaque vem de um jovem de Guaramirim. Aos 14 anos, Kauan Dalmoro deu a volta por cima após encarar algumas lamentações na carreira, lutou, se dedicou, e hoje está comemorando o acerto com um dos principais clubes de Santa Catarina, o Criciúma.
O meio-campista iniciou sua formação nos gramados aos 9 anos, com o professor e ex-zagueiro profissional Gomes, quando ainda comandava aulas na escolinha do Avaí. Mas foi em agosto de 2017, que a carreira do garoto começou a tomar outro rumo.
Com a mudança para escolinha do Seleto, sob a batuta de Gomes e do ex-goleiro Darci, Kauan evoluiu gradativamente e passou a fazer testes em clubes importantes do país.
Porém, ao mesmo tempo em que progrediu, surgiram as primeiras decepções no esporte após as reprovações no Athlético Parananaense e Internacional. Contudo, nada que abalasse a confiança do guaramirense. “Não consegui passar, mas naquele momento não abaixei a cabeça e continuei trabalhando duro”, disse.
A redenção demorou, mas veio pouco mais de um ano depois. Com destaque em campeonatos pelo Seleto em 2018, o jogador iniciou esta temporada realizando uma semana de testes no Criciúma. Aprovado, ele acabou sendo chamado para uma nova seletiva e jogou pela equipe do Sul do estado na Copa do Brasil, no interior de São Paulo.
Ao ajudar o Carvoeiro a chegar a terceira colocação do torneio, Kauan foi contratado em definitivo pelo clube e integra o elenco Sub-15, que tem como grande objetivo o Campeonato Catarinense. “Quero ganhar muitos títulos pelo Criciúma, principalmente o Estadual que começa em março. Estou muito feliz em estar representando o maior clube do Estado”, destacou.
Dedicação fora do comum
Com pouco mais de um ano de projeto, o Seleto comemora o segundo acerto de uma de suas promessas com clubes importantes do país. Antes de Kauan, a escolinha já havia revelado o goleiro Bruno Lowen, que hoje integra a categoria Sub-17 do Paraná Clube. Um marco relevante ao projeto, que tem como ideologia o desenvolvimento de atletas não só dentro de campo, mas também fora dele, para formação de um bom cidadão.
E esse foi um ponto que marca a trajetória de Kauan. Visto como um menino diferenciado pela sua educação, o meio-campista também chamou a atenção pela dedicação extrema em que leva o esporte. Prova disto é que ao final de cada treino, o guaramirense permanece em campo por mais alguns minutos para aperfeiçoamento de suas técnicas.
“Tento aperfeiçoar algumas habilidades, tanto com a bola quanto sem. Acredito que isso poderá me ajudar muito a conseguir ser um atleta profissional. Eu sempre levei muito a sério (o futebol) e procuro sempre estar focado para dar o meu melhor”, declarou.
Para o técnico Darci, o foco e talento para o futebol tornam as chances ainda maiores de Kauan ter sucesso na modalidade. “É um atleta versátil, com bom passe, excelente finalização e visão de jogo. Acreditamos que em breve estaremos vendo ele jogando profissionalmente”, destacou.