Connect with us

Futebol

Futebol: Bicampeão da Libertadores, capitão e patrocinado pela Nike: jaraguaense é uma das grandes joias do Internacional

Faltam ainda alguns anos para Felipe Prado tentar os primeiros passos como jogador de futebol profissional. Mas os holofotes já começam a se voltar para o garoto de 13 anos.

Fora de campo, o jaraguaense ainda exibe o estilo franzino de um adolescente e uma timidez típica de quem não está acostumado a entrevistas. No gramado, porém, ele se torna um líder nato e vem despontando como uma das principais promessas de um gigante do futebol brasileiro, o Internacional.

Cria da base do Jaraguá Futsal, Felipe Prado desponta na base do Inter | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Cria da base do Jaraguá Futsal, Felipe Prado desponta na base do Inter | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Enquanto muitos jovens saíram recentemente de Jaraguá do Sul para buscar o sucesso no futebol Brasil afora, Felipe apresenta uma trajetória de estabilidade no Colorado. Com muita dedicação e visto como uma liderança para os demais companheiros de equipe, o atleta nascido em Jaraguá do Sul afasta a teoria de que é difícil manter-se na base de um grande clube e já vai para seu quinto ano consecutivo no Beira Rio.

De 2015 para cá, o jovem foi testado em diversas posições, de zagueiro a atacante. Mas foi como volante que vieram as melhores respostas e o tornaram capitão. Visto como um exemplo para os colegas pela postura dentro de campo, além de uma qualidade de passe e finalização diferenciada, Felipe cravou seu espaço na base e vive seu melhor momento na carreira.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Não é para menos. Por lá, ele já conquistou o Campeonato Brasileiro e Estadual Sub-13, além de ser bicampeão da Libertadores Sub-14, sendo que o segundo título veio no último mês de janeiro, no Paraguai, e foi o próprio jaraguaense que levantou a taça.

Um talento que, inclusive, não vem chamando atenção apenas dos gaúchos.  Após um monitoramento através de um banco de dados feito pelo Inter, a Nike fechou um contrato de quatro anos com o jovem, algo pouco comum para um menino da sua idade.

Uma ascensão meteórica, que faz o Internacional apostar muito no futuro de sua joia. Pela legislação nacional, o primeiro contrato da categoria de base só pode ser assinado a partir de 14 anos, ou seja, Felipe deverá firmar vínculo com o time gaúcho em agosto, mês do seu aniversário.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

O mesmo se deve para aparições na seleção brasileira. Com o destaque no Colorado, o jogador já é dado como nome certo para futuras convocações da seleção brasileira Sub-15, assim que completar seus 14 anos.

Feitos que vem tornando o menino em um potencial gigante para o futebol, mas que, ao mesmo tempo, o mantém ainda mais com os pés no chão para não pular nenhum etapa até o profissional.

“Estou me preparando para isso desde pequeno e tenho consciência que não cheguei a lugar nenhum. Meus sonhos são muito maiores. A dedicação é uma coisa que sempre tive e não vou perder meu foco”, disse.

Trajetória até o Inter

A ligação de Felipe com o futebol se deu logo em seus primeiros passos de vida. Desde que começou a caminhar com dez meses, a bola foi seu único brinquedo desejado, conforme relatou o pai César Prado.

“Essa paixão dele (Felipe) pela bola desde muito cedo fez com que que eu começasse a fazer fundamentos com a perna direita e esquerda, enquanto ele achava que só estava ali brincando”, relembra Cesar, que chegou a construir um campo pequeno em sua casa e sempre levava o filho aos jogos do futsal jaraguaense.

Mas tudo começou oficialmente aos 3 anos de idade, quando Felipe iniciou treinos na extinta Escolinha do Falcão, onde ficou por quatro temporadas até migrar para o Atlético Jaraguá, que na época trabalhava com o campo e futsal. Mas quando surgiu a base do Jaraguá Futsal, o garoto passou a mesclar atividades nas duas escolinhas.

Felipe (D) na época do Atlético Jaraguá | Foto: Divulgação

Felipe (D) na época do Atlético Jaraguá | Foto: Divulgação

A oportunidade no Inter começou a surgir em 2014, quando ele se destacou em uma Copa do Brasil Sub-10, sob os olhares de um técnico da base colorada, que o chamou para uma semana de avaliações no Rio Grande do Sul.

Depois, o jaraguaense passou a viajar periodicamente para treinos e jogos pelo Inter, até a família decidir se mudar para Porto Alegre, onde fixou residência na capital gaúcha há quatro anos e passou a ser jogador definitivo da base.

“Dos atletas que estão fora acredito que o Felipe é o que esteja melhor por estar bastante tempo no Inter. Hoje, ele é uma das grandes promessas 2005 do clube. Isso é fantástico. Falta muita coisa ainda, mas ele está um passo a frente por ter uma estabilidade num clube desse tamanho”, destaca Anderson Decker, treinador de Felipe no Jaraguá Futsal.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

“Foi um período muito importante para mim, principalmente quando estive no futsal, por todos os primeiros fundamentos. Tudo que tenho hoje, eu aprendi em Jaraguá, com a ajuda de muitos professores, e sou grato isso”, completou Felipe.

Estrutura familiar 

Para muitos jovens atletas, a gestão familiar é fundamental na busca pelo sonho de se tornar jogador profissional. E isso não falta para Felipe Prado. Tanto o pai César, como a mãe Noeli, deram todo suporte necessário para o garoto começar a trilhar o caminho de sucesso nos gramados.

Pai César Prado (E) e treinador da base do Jaraguá Futsal, Anderson Decker (D) | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Pai César Prado (E) e treinador da base do Jaraguá Futsal, Anderson Decker (D) | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Maiores incentivadores da carreira de Felipe, os pais deixaram a vida em Jaraguá do Sul construída em 35 anos para se mudar para Porto Alegre. Enquanto Noeli conseguiu transferência para continuar trabalhando com venda de automóveis, César deixou a mesma profissão para gerenciar a carreira do filho, ao lado de um empresário.

Uma mudança radical feita há quase cinco anos, mas feita de forma tranquila e planejada pela família. “Quando vimos que ele tinha esse sonho, compramos a ideia e nos preparamos muito para esse momento. Então adaptação praticamente não teve por ter sido tudo projetado. O bom momento do Felipe também se baseia muito nesse apoio que damos a ele”, salienta César.

Tratamento de lesão

Após a conquista da Libertadores, Felipe Prado aproveitou para vir a Jaraguá do Sul tratar de uma entorse no tornozelo direito, sofrida na terceira rodada da competição continental.

Depois dos primeiros passos terem sido dados no clube gaúcho, ele ficará as próximas duas semanas com o fisioterapeuta do Jaraguá Futsal, Wilson Gomes Junior, profissional no qual realiza trabalhos frequentes com o jovem durante toda carreira, além de passar por avaliações com o médico Darian Boccacio.

Felipe vem fazendo sessões diárias de fisioterapia com Wilson Gomes Junior (E) | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Felipe vem fazendo sessões diárias de fisioterapia com Wilson Gomes Junior (E) | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

“O Felipe já é um paciente meu de longa data e fico feliz por ele optar pela nossa equipe da WJR para continuar a recuperação. Faremos trabalhos intensivos, com dois períodos diários, para acelerar esse retorno dele. Sabemos que ele é uma joia do Inter e muito importante para equipe, então precisa ser tratado com muito carinho”, afirma Junior.

LEIA TAMBÉM:

– Pais jaraguaenses vivem alegrias e angústias de ver filhos ganhando o mundo do futebol

– Dedicação no talento levam jovem guaramirense a grande clube de Santa Catarina

– Jaraguaense segue caminho de conterrâneo e busca sucesso em Portugal

– Artilheiro de escolinha jaraguaense acerta com clube gaúcho

– Da quase desistência à Europa! Conheça a história do jaraguaense que atua no futebol português

– Máquina de gols na base, jaraguaense é contratado pelo São Paulo

More in Futebol