Connect with us

Corupá Buffalos

Football: Com Breakers e sem Buffalos! Veja tudo sobre o Campeonato Catarinense 2019

A região do Vale do Itapocu terá apenas um representante no 14º Campeonato Catarinense de Futebol Americano. Vice-campeão em 2008, o Jaraguá Breakers está entre as oito equipes confirmadas na atual edição – uma a mais em relação ao ano passado -, e vai em busca do título inédito em sua história.

O time jaraguaense integra a Chave B, ao lado de Itajaí Dockers, São José Istepôs e Brusque Weavers. Este último, aliás, será o primeiro adversário dos comandados de Rodrigo Boeder na competição. A partida está marcada para o dia 10 de março, em Jaraguá do Sul. Os desafios seguintes serão contra o Dockers, em casa (06/04), e Istepôs, fora (21/04).

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Já a Chave A reúne Gaspar Black Hawks, Blumenau Vikings, Joinville Gladiators e Timbó Rex (atual tetracampeão). Os dois melhores de cada grupo se classificam aos playoffs, previstos para os dias 18 e 19 de maio. Já a grande final, chamada de SC Bowl XIV, deve acontecer em dia 15 de junho.

“Essa edição tem tudo para ser a melhor de todos os tempos, afinal, possui quatro times da BFA (principal divisão do país). Isso não existe em nenhum outro estado do Brasil e é um motivador ímpar para todos aqui”, disse o presidente e atleta do Breakers, Everton Gnewuch. “Os playoffs são o primeiro objetivo e a final vem em sequência. É o Estadual mais forte da história, então estar nas finais é um dever”, completou.

Novidades no elenco

Buscando melhorar o desempenho do ano passado, quando parou nas semifinais do Catarinense e sequer chegou aos playoffs da BFA, o Jaraguá Breakers iniciou os treinamentos na segunda quinzena de janeiro, com um elenco de 46 atletas. Entre eles, muitas novidades.

Para o ataque, chegaram o quarterback Ivan (ex-Curitiba Crocodiles), running back Luan (Itajaí Dockers), tight end Rodrigo (Itajaí Dockers), e offensive line Jeferson (União da Vitória Snakes) e Dione (União da Vitória Snakes).

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Já para defesa, agora comandada pelo ídolo Castilho que se aposentou no fim de 2018, foram contratados: defensive line Mario (Curitiba Crocodiles), Iuri (Itajaí Dockers) e Marlon (Itajaí Dockers), linebacker Lucas (União da Vitória Snakes) e Ruan (Itajaí Dockers), além dos defensive back Dam (Itajaí Dockers) e Klismann (União da Vitória Snakes).

Além de Castilho, deixaram o clube o linebacker Lucas Deretti, o deffensive line Fabio Almeida e o running back Bruno Francisconi, todos acertados com o rival. Timbó Rex.

Buffalos fora do Estadual

Campeão estadual de 2012 e vice em outras duas oportunidades (2011 e 2013), o Corupá Buffalos não disputará o torneio na atual temporada. Após retornar ao Catarinense no ano passado, a Manada tomou a decisão de não participar em 2019 por estar passando por um processo de reformulação.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

No fim de 2018, boa parte dos atletas deixaram a equipe e Marlon Bloemer assumiu a diretoria no lugar de Jeferson Maciel Breganholi. Novo presidente, Bloemer ainda confirmou que o time corupaense também não estará presente na Liga Nacional e focará todas as suas atenções para Copa Sul, torneio em que o clube foi campeão em 2017 e ocorre no segundo semestre.

LEIA TAMBÉM: Corupá é confirmada como sede do Estadual de Flag Feminino

More in Corupá Buffalos