Connect with us

Futebol

Futebol: No retorno ao Juventus, técnico Gelson Conte mira acesso: “A cidade e a torcida merecem a Série A”

Anunciado na semana passada, o técnico Gelson Conte chegará a Jaraguá do Sul na próxima terça-feira (16), quando iniciará um novo trabalho no Juventus. Em 2017, ele veio para ‘apagar incêndio’ nas últimas cinco rodadas da Série B e com único objetivo de tirar o clube do fantasma do rebaixamento. A meta foi atingida.

Mas agora, o comandante de 50 anos terá uma segunda passagem, com mais de um mês de preparação para estreia no Estadual, incumbido de um propósito muito distinto: colocar o Tricolor de volta à elite do futebol catarinense após cinco anos.

Gelson Conte comandou o Tricolor na reta final da Série B de 2017 | Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Gelson Conte comandou o Tricolor na reta final da Série B de 2017 | Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Em entrevista ao Avante! Esportes e Rede OCP News, na manhã de terça-feira (9), Conte afirmou que a decisão de retornar ao clube jaraguaense não foi difícil, principalmente pelo projeto ambicioso e a mentalidade esperançosa da diretoria.

“As pessoas que trabalham no clube me transmitem muita confiança. A cidade e a torcida merecem ver o Juventus na Série A. Quando estive aí em 2017, senti uma energia muito positiva do povo, mesmo sendo pouco tempo”, declarou.

Na época, o treinador pouco conseguiu fazer em campo, é bem verdade. Com jogos a cada três dias, os treinos eram escassos, o que dificultavam na imposição da filosofia de jogo. Foram apenas cinco partidas no comando da equipe, com uma vitória e quatro derrotas, o suficiente para livrar o Moleque Travesso da Série C.

O momento agora é outro. Vindo de um trabalho destacado no Campeonato Gaúcho, onde levou o Aimoré às fases decisivas, algo que não acontecia há 53 anos, ele terá 40 dias de pré-temporada no Juve, antes da estreia contra o Camboriu, no dia 2 de junho, no estádio João Marcatto.

Foto: Jornal VS

Foto: Jornal VS

Um tempo, que segundo o técnico, será suficiente para adotar seu padrão de jogo e preparar o elenco mentalmente em busca do acesso. “O tempo é suficiente. Cabe a nós e aos envolvidos aproveitar todo instante de trabalho”, comentou. “Não vamos a Jaraguá para passar tempo. O torcedor sofre, nós profissionais sofremos muito também, mas temos certeza que faremos um grande trabalho”, completou.

Estilo de jogo

Ao longo de sua carreira, Gelson Conte afirmou que gosta de ver o seu time atuando de forma propositiva, que remeta às raízes de nossa história, com triangulações, posse de bola e apreço em jogar “para frente”. Foi assim que ele levou o Aimoré às quartas de final do Gaúchão, visto em alguns momentos do campeonato como o melhor time do interior.

“Gosto de sofrer pouco e armar uma equipe para propor jogo. A passagem no Aimoré me colocou entre os principais técnicos do estado, mas já passou. Temos que aproveitar o momento com camisa do Juventus”, ressalta.

Foto: Gabriel Haesbaert

Foto: Gabriel Haesbaert

Para repetir o sucesso em Santa Catarina, Conte auxiliará a diretoria a montar um elenco forte tecnicamente e muito obediente na parte tática, com jogadores catarinenses e alguns do Rio Grande do Sul. “Gosto de uma marcação muito forte, posse de bola e intensidade com velocidade. Pode se dizer que estou muito focado no trabalho que faremos”, conclui.

Trajetória no futebol

Natural de Passo Fundo-RS, Gelson Conte foi jogador profissional entre 1986 e 1999, passando por vários clubes gaúchos e tendo destaque no ano de 1992, quando foi campeão da Copa do Brasil pelo Internacional.  Fora do Rio Grande do Sul, ele atuou pela Ponte Preta (SP) e Francisco Beltrão (PR).

Já como treinador, iniciou sua carreira em 2000 nas categorias de base do Lajeadense (RS), onde permaneceu até 2006 e recebeu sua primeira oportunidade na equipe principal. Após uma rápida passagem pela equipe Sub-20 do Pato Branco (PR), realizou estágios no Grêmio com o técnico Julinho Camargo, e no Corinthians, com Mano Menezes.

A partir daí, rodou por dez agremiações do seu Estado natal e tem o Juventus como sua única experiência no futebol de Santa Catarina.

VEJA TAMBÉM: Juventus empata e segue na liderança isolada da Série B Sub-17

More in Futebol