Connect with us

Ciclismo

Ciclismo: Jaraguaense é o primeiro brasileiro a fazer travessia da Transamazônica

Hélio Fenrich segue escrevendo seu nome como um dos maiores aventureiros do Brasil. Depois de escalar montanhas temidas no Alasca, Rússia, África e Argentina, o jaraguaense tornou-se o primeiro brasileiro a completar, de forma solitária, o percurso original da Transamazônica, em cima de uma bicicleta. Antes, somente europeus, americanos e neozelandês haviam concluído o trajeto desafiador de 2.260km sobre duas rodas.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

O desafio iniciou em 14 de maio, na cidade de Marabá, no Pará, e terminou 19 dias depois em Lábrea, no Amazonas. Um feito muito celebrado por Fenrich, principalmente pelos inúmeros obstáculos enfrentados.

LEIA MAIS: De assalto à vaquinha online! jaraguaense supera dificuldades e completa metade da Transamazônica

Após sofrer um assalto no dia 18 de maio, na região de Altamira-PA, tendo seus aparelhos eletrônicos e dinheiro roubados, além de quase levar um tiro, ele mudou o planejamento e decidiu aumentar a carga diária de pedalada para fechar o projeto no tempo mais curto possível.

Ao chegar na metade do percurso, em Itaituba-PA, as paradas em locais mais conhecidos da região, como Parque Nacional da Amazônia, Jacareacanga-PA, Apuí-AM e Humaitá-PA foram encurtados.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo com o temor pela segurança, trechos cansativos em estrada de chão e ladeiras, e forte febre contraída em alguns momentos, o atleta manteve uma média de 120km a 130km percorridos por dia, até chegar a Lábrea, ponto final da Transamazônica.

“Foi muito gratificante fazer todo esse percurso. Poucas pessoas conseguiram e isso é muito especial para mim, além de ter conhecido um pouco mais o nosso país. Não foi fácil por tudo que passei, mas valeu a pena por ter concluído esse projeto”, destacou.

Fenrich também agradeceu a comunidade pelo apoio e ajuda financeira através de uma ‘vaquinha online’ para conclusão do trajeto. “Agradeço imensamente as pessoas que me ajudaram, porque fiquei na dúvida se conseguiria concluir o projeto após ser assaltado. Então agradeço muito todos que me ajudaram”, finalizou.

Próximo objetivo

De volta à Jaraguá do Sul, Hélio Fenrich irá finalizar a escrita do seu livro pessoal, que contará todos os detalhes da subida as quatro primeiras montanhas do projeto Sete Cumes, outras montanhas e travessias completadas, além do mais novo desafio finalizado na Transamazônica.

A obra deve ser lançada em julho e servirá como ferramenta para arrecadação de recursos na ida ao Monte Everest, no Nepal, montanha de maior altitude da Terra, com pico a 8.848m acima do nível do mar.

VEJA MAIS: Após completar o Monte Denali, Hélio Fenrich projeta subida ao Everest

More in Ciclismo