Connect with us

Ciclismo

Ciclismo: Em cinco dias, jaraguaense completa desafio de 1.200km de bike na França

Foram quase 90h para percorrer 1.200km em cima de uma bicicleta. Um desafio para poucos, mas concluído com sucesso por um jaraguaense, na França.

Após iniciar o percurso no domingo (18), Rodrigo Hacke, de 31 anos, completou o tradicional Paris-Brest-Paris (PBP), evento de ciclismo de estrada com regularidade mais antigo do mundo, na manhã de quinta-feira (22).

Com prazo máximo de 90h, o ciclista de Jaraguá do Sul fechou a prova em 88h41min18seg, exatamente às 7h12 (horário de Brasília) e 12h12 (horário de Paris).

Jaraguaense com a medalha do evento | Foto: Divulgação

Jaraguaense com a medalha do evento | Foto: Divulgação

Como não havia pódio no circuito organizado a cada quatro anos pelo Audax Clube Parisien, o principal objetivo de Hacke consistia na superação pessoal. E foi justamente esse ponto que o jaraguaense mais precisou para finalizar o PBP.

A meta inicial era findar a jornada entre 75h e 80h. Porém, a grande quantidade de morros e a variação do clima, atingindo 40 graus durante o dia e chegando a 5 e 10 graus à noite foram alguns dos obstáculos no caminho.

“Não imaginava um grau tão alto de dificuldade. Foram subidas e descidas a todo momento, que castigou bastante. Outro ponto foi o clima. O frio na França é muito diferente no Brasil. Tive que colocar roupas mais quentes, porque o frio é muito intenso, o que dificultou na hora de pedalar”, conta.

O cansaço também pesou, mas para superar as adversidades, Hacke contou com uma ajuda extra para não fazê-lo desistir. Segundo ele, os moradores entre as cidades de Paris e Brest aguardavam com barracas em frente as casas para fornecer água e comida, além de um incentivo com aplausos a todos os ciclistas que passavam pela rota.

“As pessoas têm um grande respeito pelos ciclistas na Europa. No primeiro dia fiquei 25h acordado e pedalei 488km. Então essa troca com o público foi muito bacana e essa energia que a prova proporcionou absorveu bastante o desgaste físico e mental”, comentou.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para participar do Paris-Brest-Paris, o jaraguaense precisou concluir quatro provas do Audax no Brasil, compostas por 200km, 300km, 400km e 600km.

Agora, o consultor seguirá preparação para chegar a condecoração Randonneus 10000, uma recompensa da organização aos atletas que percorrem distâncias de 10 mil quilômetros, que tinha o PBP com um dos seus pré-requisitos.

“O sentimento é de dever cumprido. Passa um filme na cabeça de todas as dificuldades, porque não é para qualquer um. Eu quase caí em exaustão, mas consegui superar todos os meus limites. Ainda não caiu a ficha, mas falta pouco para o Randonneus 10000”, finalizou.

LEIA TAMBÉM:

– Jaraguaense de 54 anos pedala mais de 300km para cumprir promessa

– Jaraguaense é o primeiro brasileiro a fazer travessia da Transamazônica

 

More in Ciclismo