Não há o que questionar. Quando o assunto é esporte, Jaraguá do Sul é uma cidade onde se formam muitos talentos nas mais diversas modalidades. Boa parte se destaca no âmbito estadual e nacional. Outros, porém, levam o nome do município do Norte de Santa Catarina para o mundo.
Seja natural ou radicado em terras jaraguaenses, elencamos sete atletas que estão em atividade e ultrapassaram fronteiras para atingir o mais alto nível internacional em suas carreiras.
1. Filipe Luís – Futebol
Após toda sua infância vivida em Jaraguá do Sul, onde teve uma iniciação no futsal, Filipe Luís se tornou o principal jogador na história do futebol da cidade.
Revelado no Figueirense, o lateral-esquerdo foi para Europa e fez seu nome no esporte ao atuar por Ajax-HOL, Real Madrid Castilla-ESP, Deportivo La Coruña-ESP, Chelsea-ING, Atlético de Madrid-ESP, e agora Flamengo, retornando ao Brasil após 14 anos no futebol europeu.
Além disso, é figura frequente na seleção brasileira há nove anos e participou da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, além de ser campeão da Copa América, finalizada neste mês de julho. Mesmo longe da terra natal, o jaraguaense não esquece suas raízes e sempre demonstra seu carinho pela cidade, sua rota principal de desembarque nas férias.
2. Léo – Futsal
Ser campeão da Liga dos Campeões da Europa, seja no futebol ou no futsal, já é um grande feito. Agora imagine conquistar o título por três vezes. Pois essa foi a façanha do jaraguaense Leonardo Mendonça da Rosa, ou simplesmente Léo. Após atuar pelo Jaraguá na ‘era Malwee’, passou por Tubarão e Foz, até deixar o Brasil em 2009, quando acertou com o Kairat.
Foram oito anos vinculados ao clube do Cazaquistão, empilhando títulos e conquistas pessoais, como ser eleito o quarto melhor jogador do mundo, além de ter tirado a cidadania Cazaque em 2014, para representar a seleção do país. Hoje veste a camisa do Sporting, uma das principais potências do futsal mundial.
VEJA MAIS: Campeão europeu, jaraguaense enaltece conquista em clube português: “Feito histórico”
3. Kreis Jr. – Automobilismo
Sai ano, entra ano, mas o que não muda são as inúmeras conquistas de jaraguaenses do automobilismo na terra. E foi justamente neste solo que o maior piloto de Jaraguá do Sul da história iniciou sua carreira. Após começar a competir em 1999, Kreis Jr. já passou por diversas categorias nestes 20 anos no esporte.
Hoje, o piloto leva o nome da cidade em campeonatos renomados do país e do mundo, carregando um leque gigante de conquistas, com destaque para o Campeonato FARA de 2015, nos Estados Unidos, seu primeiro título internacional da carreira.
SAIBA MAIS: Kreis Jr. conquista título inédito nos Estados Unidos
4. Ivanildo – Atletismo
Ele é natural do Rio de Janeiro, mas foi em Jaraguá do Sul que se tornou um dos maiores atletas masters de atletismo no mundo.
‘Jaraguaense de coração’, Ivanildo de Souza Pinto tem uma carreira repleta de conquistas, que vão de campeonatos estaduais e brasileiros até continentais e mundiais, nas provas de lançamento do dardo, salto triplo, e corridas com barreiras e fundo.
Exemplo de atleta, com seus 64 anos, ele sofreu um susto em novembro de 2017, quando precisou lutar contra um câncer na parótida esquerda (glândula salivar). Mas em pouco mais de um mês após a cirurgia, retornou os treinos com uma determinação surpreendente e voltou a colecionar medalhas nas pistas, inclusive, retornando ao Mundial no ano passado.
LEIA MAIS:
– “Muito satisfeito”, diz Ivanildo com retorno ao Mundial Master
– Após vencer câncer, Ivanildo projeta retorno a competições
5. Simone Ferraz – Atletismo e Maratona
Radicada em Jaraguá do Sul há 13 anos, Simone Ponte Ferraz transformou a cidade no seu verdadeiro lar. Do início no atletismo, a atleta apresentou uma evolução vertiginosa e agora caminha, ou melhor, corre a passos largos para se tornar a primeira representante jaraguaense em uma Olimpíada.
Ela já atingiu o índice olímpico e aguarda o encerramento da tomada de índice para definição da equipe brasileira. Uma das maiores atletas catarinenses de todos os tempos, Simone já esteve com a seleção em três competições desta temporada e terá a quarta neste fim de semana, no Sul-Americano de Maratonas, em Buenos Aires-ARG.
VEJA MAIS:
LEIA TAMBÉM:
– “A palavra que resume é gratidão”, diz Simone Ferraz sobre participação no Pan-Americano
– Tóquio 2020! O que falta para jaraguaense Simone Ferraz chegar às Olimpíadas
– Com melhor marca pessoal, Simone Ferraz sobe ao pódio no Sul-Americano
6. Taila Santos – MMA
Protagonista de uma história de muita dedicação, Taila Santos precisou enfrentar inúmeros obstáculos para se tornar uma grande atleta no MMA. O esforço acabou recompensado e após oito anos atrelados ao esporte pode-se dizer que a jaraguaense de 25 anos é a maior lutadora da cidade em todos os tempos.
O motivo para tal alcunha é bem simples. Em setembro de 2018, ela passou pelo Contender Series Brasil, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e assinou contrato com o UFC, maior organização de MMA no mundo, onde fez sua estreia em fevereiro. Ao todo, são 16 combates como profissional, com 15 vitórias.
LEIA MAIS: Lesão no pulso tira Taila Santos do UFC Uruguai
7. Leandro da Veiga – Muay Thai
Aos 24 anos, Leandro da Veiga alcançou feitos históricos para as lutas jaraguaenses em 2019. Após ser campeão do WGP – maior evento de kickboxing da América Latina – o lutador teve um mês de março memorável.
Primeiro, comemorou uma vitória no Lumpinee, estádio mais antigo e prestigiado de muay thai da Tailândia – a meca da arte marcial no mundo -. Depois, sagrou-se campeão mundial profissional de muay thai após dois nocautes, coroando um ano perfeito a nível internacional.
VEJA MAIS:
– Histórico! Com dois nocautes, jaraguaense é campeão mundial de muay thai
– Do sonho à glória! Leandro da Veiga nocauteia chinês no Lumpinee
– Jaraguaense vence luta e se consolida no WGP de kickboxing