Connect with us

Futebol

Futebol: Novo ‘homem forte’ de futebol do Juventus é apresentado

O primeiro passo do Juventus para o retorno à elite do futebol catarinense começou fora dos gramados. Na tarde de quarta-feira (23), o clube apresentou Renê de Freitas Marques, ex-Almirante Barroso, como gestor de futebol.

O profissional de 42 anos chega à Jaraguá do Sul para gerenciar as contratações na Série A, ao lado do diretor Cleber Hernacki. Além disso, será o responsável pelo suporte para comissão técnica e jogadores, que terão a missão de conduzir o Moleque Travesso na primeira divisão após seis anos.

“O Juventus foi a grande atração da Série B. Quando recebi o convite, estudei a realidade do clube e o que me atraiu foi o resgate da diretoria com o torcedor e empresários. Confio muito nesse legado e confesso que o torcedor me deixou muito apontado para assumir esse desafio. Acredito que será um bom casamento e vamos fazer um Juventus bem forte em 2020”, destaca.

Renê Marques e o presidente Cristiano Humenhuk | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Renê Marques e o presidente Cristiano Humenhuk | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Natural de São Paulo, Renê Marques foi goleiro profissional entre 1995 e 2011, passando por quase 10 clubes de vários cantos do país. O Bahia como principal deles.

Ao se aposentar dos gramados, se formou em marketing esportivo e gestão de esportes, cargo que assumiu pela primeira vez no Grêmio Barueri (SP), onde teve uma passagem de destaque como atleta.

Depois, assumiu a função em outros clubes como Goianésia (GO), Sport Club Litoral, Naviraiense (MT), Almirante Barroso, Rio Branco (AC) e Marcílio Dias. Em muitos deles, inclusive, intercalando o trabalho de treinador, em que também ganhou notoriedade ao acumular acessos, como nos catarinenses Marcílio Dias e Barroso.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Agora, espera repetir o sucesso no Tricolor jaraguaense. “Criei essa paixão de gestor no Barueri e venho para o Juventus com a mesma alegria e confiança. Vi quanto o torcedor é apaixonado pelo clube e vou buscar dar esse respaldo a eles. A ideia é fazer uma equipe forte que consiga atingir os objetivos e possa deixar o Juventus brigando entre os melhores do Estado”, comenta.

Primeiros passos

Com pouco tempo até o início da Série A, que está prevista para o dia 20 de janeiro de 2020, Renê Marques já teve as primeiras conversas com a diretoria para montagem de um elenco competitivo.

A ideia no primeiro momento é definir a comissão técnica, comandada por um técnico que atenda o perfil do Juventus: aguerrido, de muito conhecimento, táticas ofensivas e com bons números, principalmente em campeonato estadual.

Paralelamente, trabalhar com a emoção do torcedor, lançando o mais breve possível as campanhas de sócio-torcedor para que o clube já comece a gerar receita.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Com relação ao elenco, o dirigente preferiu não citar nomes por ainda estar em processo de análise junto ao diretor Cleber Hernacki. Porém, já se sabe que há uma preferência por jogadores de São Paulo e Santa Catarina.

“Temos que cuidar bastante com a parte financeira e vamos buscar diminuir ao máximo a margem de erro para termos sucesso. Todo mundo espera que o Juventus se mantenha na Série A. Para isso, precisamos do apoio do torcedor e empresariado para montar uma equipe qualificada”, declara.

Futuros objetivos

O foco total está na preparação para a Série A de 2020. Mas isso não impede o novo gestor de futebol a planejar um futuro a médio e longo prazo para o Juventus.

Segundo Renê Marques, o clube jaraguaense tem o objetivo de garantir um calendário recheado de competições em 2021, com Série A do Estadual, Série D do Brasileiro e Copa Santa Catarina. Destas, apenas o torneio nacional não está previsto para o Tricolor já no ano que vem.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Além disso, haverá um forte investimento nas categorias de base para que o Moleque Travesso passe a virar um clube formador. “Queremos transformar o Juventus em uma equipe formadora, com selo CBF. Em quatro anos, o objetivo é ter o clube criado pela base. Esse é o maior investimento que o clube pode ter e vamos bater em cima disso”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

– Presidente do Juventus confirma três grandes novidades

– Por troca do gramado, Juventus cria ação para os torcedores

– Veja quais são as prioridades do Juventus para a Série A

– Estádio João Marcatto passará por reformas para Série A, veja as mudanças

– É Série A! Juventus confirma presença na elite do futebol catarinense de 2020

More in Futebol