Connect with us

Futebol

Futebol: Jaraguá do Sul volta a contar com time de futebol feminino

O título do primeiro Campeonato Catarinense de Futebol Feminino da história, em 2007, jamais será esquecido pelos jaraguaenses. O feito conquistado na época pelo Olympya foi o início de uma trajetória consistente da equipe, que ainda chegou a outras quatro finais do Estadual, mas sofreu com a falta de apoio e acabou tendo o projeto desativado em 2014.

Porém, o hiato de cinco anos acabou e Jaraguá do Sul voltará a ter um representante em grandes competições de futebol feminino. Com a ascensão do esporte nos últimos anos, o Sport Club Jaraguá, que disputa a Série C do Catarinense masculino, deu início ao projeto com a ambição de tornar-se uma referência em Santa Catarina.

A ideia surgiu através do técnico Gabriel David, que comandou o Leão na última terceira divisão estadual, e revelou sua vontade ao presidente Valdemir da Silva de trabalhar com o futebol feminino. Coincidentemente, o mandatário expôs a mesma intenção e com o desejo mútuo, o projeto saiu do papel.

Gabriel David será o técnico da equipe | Foto Eduardo Montecino

Gabriel David será o técnico da equipe | Foto Eduardo Montecino

O primeiro passo foi a realização de uma seletiva, que aconteceu no fim de semana, e foi separada em dois dias de treinos e um de torneio, que contou com cinco equipes. Duas foram formadas pelas meninas que encaravam as avaliações e as outras três de fora da cidade.

Das 27 atletas que participaram da peneira, todas acabaram sendo aprovadas e agora formam a equipe feminina do Jaraguá. “Foi surpreendente e tudo superior ao que eu esperava. Todas as atletas sabem jogar futebol e após três dias de avaliação não vi uma forma diferente a não ser aprovar as 27 meninas”, destacou o treinador Gabriel David.

Desafios em 2020

Com a equipe formada, a diretoria e comissão técnica do clube já começa a planejar a próxima temporada. O projeto é embasado principalmente no calendário da Federação Catarinense de Futebol, ou seja, o time Sub-17 e Sub-20 vai jogar o Estadual e Moleque Bom de Bola, e há possibilidade de representar Jaraguá do Sul nos Jogos Abertos de Santa Catarina, que acontecem em casa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além disso, haverá a Copa Cidade de Jaraguá, com presença de times de Blumenau, Indaial, Schroeder e outras cidades. Este será o primeiro torneio de 2020 e terá duração de três meses.

Nova seletiva e maiores sonhos

As 27 atletas aprovadas no fim de semana se reapresentam no dia 6 de janeiro. Neste mês, deve ocorrer uma nova seletiva, com formato diferente e um grau de exigência maior, já que as atletas interessadas em fazer parte do time passarão por uma semana de atividades junto ao elenco.

Este é apenas o início de um planejamento do Leão, que pretende começar ganhando seu espaço no Estado para depois atingir o nível nacional. 

“Queremos fazer bem o Campeonato Catarinense e temos um planejamento de no prazo de cinco anos chegar à Série B do Campeonato Brasileiro. É uma meta difícil, mas possível. O Sport Club Jaraguá quer proporcionar a realização dos sonhos dessas meninas da cidade e quem sabe um dia não temos uma atleta na seleção brasileira”, declarou Gabriel David.

VEJA TAMBÉM: Com rápida ascensão na carreira, jaraguaense trilha o caminho para virar profissional no futebol feminino

More in Futebol