A história da estudante de engenharia Lady Karine André, de 33 anos, é um exemplo clássico de superação e de ensinamento de que o esporte só vem a somar com a saúde e a qualidade de vida.
Após ser diagnosticada com um bloqueio cerebral, causado por sintomas de depressão com a perda do pai, além do stress do dia a dia e o sedentarismo que levou a obesidade, a jaraguaense perdeu o movimento das pernas e precisou ficar em uma cadeira de rodas.
Sem encontrar soluções para resolver o problema, três profissionais chegaram a desistir do caso. Mas quando tudo parecia desmoronar, um ‘anjo’ apareceu como um recomeço na vida de Lady.
A fisioterapeuta gaúcha Marceli Pancera começou a buscar saídas para recuperação da cliente e uma perspectiva esperançosa. Com muita paciência, o que era impossível para outros profissionais aconteceu.
Com sessões diárias de fisioterapia para fortalecer a musculatura e algumas adaptações como a utilização de protese ortopédica, andador e depois muleta, ela deixou a cadeira de rodas após dois anos.
Lady não desperdiça o que ela chama de milagre alcançado e, a partir da melhora, passou a cumprir uma promessa. “No desespero eu fiz uma promessa a Deus que se ele me devolvesse o que eu mais queria que era voltar a andar, começaria a correr. E foi com o pensamento focado na melhora e determinação, que eu lutei e consegui”, relatou.
Não apenas conseguiu, como virou um exemplo de atleta. Com uma paixão arrebatadora pela corrida, a estudante conquistou 40 pódios em pouco mais de 100 provas disputadas, que vão das tradicionais de rua, passando por cross (corrida em terreno aberto ou acidentado), montanhas e a de obstáculos, hoje sua especialidade.
“Me apaixonei por trabalhar bastante o psicológico e por me desafiar a transpor os obstáculos e vencer meus próprios medos, além de estar em meio a natureza, onde sinto mais a presença de Deus na minha vida. Hoje eu olho para trás e aprecio a minha caminhada. Não foi fácil, mas valeu a pena cada momento passado”, destaca.
Exemplo a ser seguido
Não é apenas a força de vontade que fez Lady Karine ter um recomeço na vida. Para ela, o negativismo que rondava seus pensamentos deu lugar a felicidade através da convivência com pessoas positivas. Junto a isso, a rotina intensa de atividades fez a jaraguaense sofrer uma reviravolta inimaginável em outrora.
Com a corrida, a qualidade do sono, respiração e humor melhoraram. Se antigamente, era preciso tomar quatro remédios apenas para o coração, hoje, nem mesmo uma aspirina para dor de cabeça é necessário. Fatores que ajudaram a atleta a se desenvolver no esporte, além de a tornar um exemplo e inspiração para muitas pessoas.
“Acredito que minha história inspira muita gente sim. Pessoas hoje correm depois que viram minha história e sempre digo que devemos cuidar da nossa saúde acima de tudo. Se a gente acreditar, ter fé, foco e determinação, a gente consegue”, declara.
Sonhos
Para Lady Karine, continuar correndo e treinando para melhorar seu desempenho é o suficiente para se manter feliz. Mas seus objetivos vão muito além disso. Terminar a faculdade de engenharia e conseguir patrocínio para disputar cada vez mais corridas de obstáculos são alguns deles.
Esse apoio, aliás, é fundamental para jaraguaense realizar outro sonho que é incentivar mais mulheres a praticar a modalidade, que hoje tem um ambiente predominantemente masculino.
“Me tornei referência nas provas de obstáculos e meu maior prazer na vida é ajudar as pessoas a serem mais felizes através do esporte. Acredito que se eu consegui, todo mundo e qualquer mulher consegue se tiver determinação” finaliza.
LEIA TAMBÉM:
– Triatlo: Jaraguaense inspira mulheres no esporte com campanha viral no Instagram
– Após um ano de transplante no coração, atleta revive paixão pelo esporte