Connect with us

Futebol

Futebol: Juventus x JEC: confira números que fazem a história do clássico do Norte catarinense

O clássico do Norte catarinense entre Juventus e Joinville tem todo o potencial para ser um dos confrontos mais eletrizantes do ano para ambos os representantes da região na elite do futebol estadual.

Os tricolores voltam a se enfrentar na Série A após seis anos, em confronto marcado para este sábado (8), às 16h, no estádio João Marcatto, pela quarta rodada. E com a grande expectativa criada em cima da partida, o Avante! e OCP buscaram detalhes sobre o histórico dos confrontos entre os rivais.

Veja também: Juventus divulga pontos de venda de ingressos para jogo contra o JEC

No geral, as equipes duelaram 66 vezes, entre competições oficiais e amistosos. São 15 vitórias do Moleque Travesso, 32 do JEC e 19 empates. O time jaraguaense marcou 58 gols, enquanto a equipe joinvilensense balançou as redes 97 vezes. 

Já pela Série A do Catarinense, foram 39 partidas, com 10 triunfos e 33 tentos do Juve, 20 vitórias e 60 gols do Coelho, e nove empates. 

Foto: Beto Costa/Arquivo Avante! Esportes

Apesar do histórico mais favorável ao Joinville, o time de Jaraguá do Sul vive melhor momento na atual edição do Estadual. 

Após um empate e duas vitórias contra três “grandes” do Estado (Figueirense, Criciúma e Chapecoense), o Moleque Travesso tropeçou na última rodada ao perder para o até então lanterna Tubarão, mas está na terceira posição com sete pontos, apenas dois atrás do líder Brusque.

O JEC, por sua vez, acumula dois triunfos e duas derrotas, e ocupa a sexta colocação com seis pontos.

Ou seja, o clássico deste fim de semana se torna decisivo para equipe que sonha com as primeiras posições.

O primeiro jogo

O primeiro encontro entre os rivais aconteceu em 14 de abril de 1976, diante de quase 2 mil pessoas, no estádio João Marcatto.

Novatos no Campeonato Catarinense, o Joinville chegou ao clássico como um dos candidatos ao título da Série A e comprovou o favoritismo ao vencer o Juventus por 2 a 0, com gols de Tonho, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Osni Fontan (ex-meia do Juve), aos 56, da etapa final.

Comandado por Hélio Rosa, o Moleque Travesso entrou em campo com Wilfrit; Bebeco, Ginho, Pimentel e Chicão; Gerson, Juquinha e Russinho; Pastoril, Paulista e Arizinho

Já o JEC foi escalado por Alcino Simas com Raul Bosse; Joel, Ditão, Pompeu e Paulinho (Nelinho); Piava, Chico Samara e Fontan; Ratinho (Ferreira), Tonho e Linha.

O jogo marcou também a primeira confusão envolvendo as duas torcidas. “Os jaraguaenses subiram camufladamente a um ponto mais alto e passaram a hostilizar os ‘adversários’ com pedras, paus voadores e foguetes. A turma de Joinville deu no pé. Mas alguns resolveram devolver os rojões, queimando suas munições”, descreveu o jornalista Maceió, de A Notícia. 

“Ao final, ânimos serenos e a prova da grande cortesia que une as duas classes – estampada numa troca de sorrisos bem amarela”, concluiu.

*Informações de Portopédia 

Último jogo

O último confronto entre os tricolores também não traz muitas boas lembranças aos jaraguaenses. No dia 8 de fevereiro de 2014, o Juve perdeu os 100% de aproveitamento que detinha em casa ao ser superado pelo rival por 1 a 0, no estádio João Marcatto.

O único gol da partida foi anotado pelo zagueiro Rafael, aos oito minutos do segundo tempo, em jogo também marcado por um forte temporal, que chegou a retardar o início da etapa final.

O Juventus, de Milton do Ó, iniciou com André; Angelo, Lucas Staudt, Neto, João Antonio e Wellington; Anderson Pedra, Tatuí e Esquerda; Paulinho Souza e Jabá. 

O JEC, de Hemerson Maria, alinhou com Ivan; Murilo, Bruno Costa, Rafael e Saci; Naldo, Hygor, Marcelo Costa e Tartá; Alex e Edigar Junio.

Números detalhados do clássico

  • Jogos no Catarinense: 39 (10 vitórias do Juventus, 20 vitórias do Joinville e 9 empates) 
  • Catarinense A2: 5 (1 vitória do Juventus, 2 vitórias do Joinville e 2 empates)
  • Copa SC: 5 (2 vitórias do Juventus e 3 vitórias do Joinville)
  • Outros torneios: 5 (1 vitória do Juventus, 2 vitórias do Joinville e 2 empates)
  • Amistosos: 12 (1 vitória do Juventus, 5 vitórias do Joinville e 6 empates)

Em Jaraguá do Sul 

  • Jogos disputados: 36 (10 vitórias do Juventus, 14 vitórias do Joinville e 12 empates)

Em Joinville 

  • Jogos disputados: 30 (5 vitórias do Juventus, 18 vitórias do Joinville e 7 empates)

More in Futebol