Connect with us

+ Esportes

Veja como jaraguaenses estão se preparando para corrida de montanha em Jaraguá do Sul

Restando uma semana para o Jaraguá Sky Marathon, mais de 400 atletas de oito estados do país já confirmaram presença no inédito evento, que será percorrido em trilhas, morros e estradas rurais da cidade.

Saiba mais: Desafio extremo! Conheça os obstáculos da corrida inédita pelos morros de Jaraguá do Sul

Com a presença de representantes da seleção brasileira adulta e juvenil, alguns participantes chegarão para brigar intensamente pelo pódio. Outros, porém, tratam o desafio como a superação dos próprios limites.

É o caso de dezenas de jaraguaenses que competirão em casa, cada um com seu objetivo pessoal. Entre eles, novatos na categoria como Kanydian Esteves Canedo, e outros com certa experiência em corridas de montanha, como Regiane Rosa Santana.

A primeira de muitas

Aos 20 anos, Kanydian fez sua primeira corrida de rua em 2018, e, desde então, criou uma grande paixão pelo esporte. Com isso, a evolução foi natural. Dos 5km, rapidamente migrou para eventos de 21km até aceitar a oportunidade de estrear em provas de SkyRace.

A preparação para o grande campeonato da próxima semana se deu no início de 2020. As trilhas, principalmente da Malwee, passaram a fazer parte de sua rotina, com treinos desgastantes e bem mais difíceis do que estava habituado.

Foto: Divulgação

Toda uma dedicação para poder concluir, sem grandes percausos, o trajeto de 21km da Jaraguá Sky Marathon

“Não almejo nenhuma colocação, que vença o melhor. Mas eu irei dar o meu máximo a cada quilômetro dessa prova. Que seja um grande dia e um grande evento para estar com os amigos e a família”, declara Kanydian.

Da ultramaratona para montanha

Se o parceiro de treinos da equipe Life Well está apenas começando sua trajetória nas corridas, Regiane Santana, de 29 anos, carrega uma grande bagagem no esporte. Buscando maior qualidade de vida, ela começou a correr em 2013, se apaixonou e, de lá para cá, não parou mais.

Foram diversos eventos disputados, dentro e fora do Brasil, iniciando nos 5km, passando para 10km, 15km, 21km, 30km, 42km até chegar a ultramaratona de 52km. 

À medida que os treinos foram evoluindo tomou gosto pelas trilhas e participou da primeira prova mista em 2017. Agora, na Jaraguá Sky terá sua terceira experiência em corridas de montanha.

Foto: Divulgação

Os treinos específicos para o evento, o qual competirá nos 32km, iniciaram em dezembro do ano passado, em estrada de chão, subidas em rampas e morros como Molha e Antena.

Mesmo com uma trajetória consolidada no esporte, completar a inédita prova em sua cidade é o suficiente para deixá-la completamente satisfeita.

“A corrida nos proporciona desafios e amadurecimento do quanto somos capazes de realizar o que parece impossível. Por isso, meu objetivo principal é finalizar a prova da melhor forma possível, bem preparada e condicionada. Não é prêmio e sim felicidade por mais esse desafio”, destaca Regiane.

Sobre a prova

A Jaraguá Sky Marathon será uma das mais importantes etapas nacionais da modalidade Corrida de Montanha. 

Nos dias 6 e 7 de março, atletas de várias partes do Brasil irão encarar uma prova desafiadora, que tem as grandes elevações como principal característica, composta ainda por trilhas, estradas rurais, e muitas subidas e descidas.

As distâncias serão de 5km, 11km, 21km, 32km e 42km, explorando toda a natureza de Jaraguá do Sul ao cruzar por serras da cidade e propriedades rurais privadas, liberadas somente para o dia da prova.

Foto: Divulgação/TRC Brasil

O evento terá como base o Parque Municipal de Eventos. O complexo do Morro do Boa Vista e Pedra Branca serão explorados durante a prova, juntamente com os bairros Águas Claras, Barra do Rio Molha, Rio Molha, Pedra Branca, Boa Vista e estradas de chão de Massaranduba.

A programação será aberta no dia 6 (sexta-feira), com o Desaio Lord, que consiste somente na subida do Morro da Antena e uma competição única das 17h às 19h, com largada no início da rua Domingos Rosa, esquina com a 25 de Julho até o Morro da Antena.

Um dia depois, ocorre o evento principal com início às 7h e término previsto para às 12h, além da realização do Campeonato Juvenil de Skyrunning. Jovens de 15 a 23 anos buscarão vaga para seleção brasileira, que representará o país no Campeonato Mundial Juvenil, em agosto, na Itália.  

Veja mais: Lazer, saúde e natureza! Jaraguá do Sul receberá inédita corrida de montanha

More in + Esportes