Connect with us

+ Esportes

Com atletas da seleção brasileira, Jaraguá do Sul inicia evento nacional de corrida de montanha

Jaraguá do Sul está novamente no centro dos grandes eventos esportivos. Em janeiro e fevereiro, os melhores atletas de vôlei do país estiveram por aqui para disputa da Copa Brasil.

Agora, o mês de março mal começou e a cidade será palco de uma das mais importantes etapas nacionais da modalidade Corrida de Montanha: a Jaraguá Sky Marathon.

Mais de 400 amantes de aventura, de oito estados do país, vão poder testar seus limites em meio as belas paisagens e belezas naturais do município durante o inédito evento, que acontece entre sexta-feira (6) e sábado (7).

Enquanto alguns tratam o desafio como superação pessoal, outros chegam com status de atletas de ponta no Brasil e travarão brigas intensas pelas primeiras colocações. É o caso de dois paranaenses, componentes da seleção brasileira da modalidade.

Rogério Silvestrin será um dos participantes | Foto: Divulgação

Vindo de Curitiba (PR), Rogério Silvestrin, de 31 anos, corre desde os 12 anos e entrou para as provas de trail (montanha) em 2015. De lá para cá, acumula cerca de 10 provas por ano e muitas conquistas ao redor do país.

“Jaraguá é um lugar propicio para receber uma prova com essa e pode abrir muitas portas para novos atletas. Esperamos muitas dificuldades pelo calor e pelas trilhas, algumas abertas recentemente”, declara.

Já de São José dos Pinhais, Cleverson Luis Del Secchi (foto abaixo), de 41 anos, carrega uma bagagem ainda maior no esporte. Foram inúmeras provas e títulos ao longo de sua trajetória, chegando com muita moral para a primeira experiência em Jaraguá do Sul.

“Espero que a etapa de Jaraguá seja a primeira de muitas, pois montanha é o que não falta por aqui. Agora com atletas de fora conhecendo, tenho certeza que a cidade vai acolher, porque além de linda é uma região bem quente e boa de treinar o ano todo”, afirma.

Foto: Divulgação

Organizado pela TRC Brasil e UT Eventos, o evento conta com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein).

Percursos e programação

Atletas de várias partes do Brasil irão encarar uma prova desafiadora, que tem as grandes elevações como principal característica, composta ainda por trilhas, estradas rurais, e muitas subidas e descidas.

As distâncias serão de 5km, 11km, 21km, 32km e 42km, explorando toda a natureza de Jaraguá do Sul ao cruzar por serras da cidade e propriedades rurais privadas, liberadas somente para o dia da prova.

O evento terá como base o Parque Municipal de Eventos. O complexo do Morro do Boa Vista e Pedra Branca serão explorados durante a prova, juntamente com os bairros Águas Claras, Barra do Rio Molha, Rio Molha, Pedra Branca, Boa Vista e estradas de chão de Massaranduba.

Foto: Divulgação

A programação inicia nesta sexta-feira, com o Desafio Lord, em homenagem à Jaraguá, conhecida como “Senhor do Vale”. A subida de 6km até o Morro Antena começa às 17h30, para pegar o pôr do sol no topo da montanha.

Já no sábado (7), ocorre o evento principal com as cinco distâncias em disputa, e largadas a partir das 7h. Além disso, haverá o Campeonato Juvenil de Skyrunning, para jovens de 15 a 23 anos, que buscarão vaga para seleção brasileira, visando o Campeonato Mundial Juvenil, em agosto, na Itália.

Também está programada uma prova kids gratuita, toda feita dentro do Parque de Eventos, e aberta para as faixas etárias de 0 a 15 anos.

Programação

06/03/2020 (Sexta-feira)
  • 12h às 22h – Retirada de Kit – Parque de Eventos
  • 16h30 – Saída para largada do Desafio LORD
  • 17h30 às 19h – Desafio LORD – Morro da Antena
  • 19h30 – Briefing Técnico
  • 20h – Premiação Desafio LORD
07/03/2020 (Sábado)
  • 6h às 8h30 – Retirada de kit
  • 7h – Largada 42Km
  • 7h30 – Largada 21Km Juvenil
  • 7h32 – Largada 21Km geral
  • 8h – Largada 32Km
  • 8h30 – Largada 10Km
  • 9h – Largada 5Km
  • 12h – Largada Corrida KIDS
  • 19h30 – Premiações

Veja mais: Veja como jaraguaenses estão se preparando para corrida de montanha em Jaraguá do Sul

More in + Esportes