Connect with us

Ciclismo

Com conquistas a nível nacional, jaraguaense de 7 anos é promessa do bicicross brasileiro

Eduardo Keunecke é o mais novo talento da modalidade em Jaraguá do Sul | Foto: Divulgação

Com 37 títulos estaduais e cinco nacionais, o bicicross de Jaraguá do Sul tem seu projeto como um dos mais reconhecidos no Brasil.

Leia também: Bicicross jaraguaense e uma história carregada de títulos

Mas não é somente os títulos que trazem orgulho para cidade. A modalidade também mostra uma grande capacidade de produzir talentos a cada temporada, que se destacam em diversas competições.

Eduardo Fischer Keunecke, de apenas 7 anos, é uma prova viva disso. Apesar da pouca idade, o menino tem a pista como seu “habitat natural” e hoje desponta como uma das maiores promessas do BMX brasileiro.

Foto: Divulgação

As conquistas já fazem parte de sua rotina, mas isso parecia improvável há três anos, já que a entrada no esporte começou com uma brincadeira.

Em um churrasco da família no Parque Malwee em setembro de 2017, o pai do garoto, Edison Keunecke, levou uma bicicleta para o filho, com apenas 4 anos na época, dar umas voltas na pista.

Foi amor à primeira vista. Destemido com as rampas, Eduardo demonstrou muito equilíbrio na sua primeira tentativa e começava ali a história de uma promessa do BMX.

Foto: Divulgação

O potencial chamou a atenção de professores que estavam no local e logo veio um convite para começar a treinar junto com a equipe de Jaraguá do Sul.

A aptidão para o esporte só aumentou a partir daí e os campeonatos começaram a fazer parte de sua caminhada.

Tanto que, em quase três anos nas pistas, são mais de 60 corridas disputadas, no nível estadual, como Campeonato Catarinense e Paulista, e nacional, como Brasileiro, Copa Brasil e Taça Brasil.

Soma-se a isso, as conquistas de 22 troféus e mais de 40 medalhas, com destaque para o título brasileiro de 2018 e o vice de 2019.

Eduardo com a medalha de vice-campeão brasileiro do ano passado | Foto: Divulgação

Números e feitos que transformaram o jaraguaense em um dos principais prodígios do bicicross.

“Depois de muito treino consegui minhas primeiras conquistas, que foram muito emocionantes. Gosto muito de ser campeão e tenho muitos sonhos no bicicross”, comenta Eduardo.

Sonhos no esporte e busca por patrocínio

Com o nome já reconhecido no cenário nacional, Eduardo agora quer começar a buscar seu espaço fora do Brasil.

O primeiro passo seria dado no dia 1º de abril, quando disputaria o Pan-Americano, em Lima, no Peru. No entanto, a prova foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Antes da doença parar o esporte no país, o menino havia faturado duas taças estaduais. Agora, ele já retornou aos treinos e aguarda a definição dos campeonatos para voltar a acelerar em busca dos pódios.

Foto: André Mancha

O Pan-Americano é o principal objetivo no momento, mas Eduardo carrega sonhos ainda mais audaciosos como participar do Mundial e futuramente de uma Olimpíada.

“A cada ano temos várias competições que nos fazem sonhar. O Mundial é uma e era para darmos o primeiro passo através do Pan-Americano, que seria nossa primeira prova internacional. Mas vamos continuar sonhando junto, porque talento não falta para ele”, declara o pai Edison.

O parente ressalta ainda que todas as ambições dependerão do apoio fora das pistas. Segundo Edison, a falta de patrocinadores pode prejudicar os projetos da família, como já aconteceu em outros momentos.

“Se pudéssemos iríamos em todas (as competições), mas sabemos que não dá por custos e também por tempo. Sempre estamos em busca de patrocínios, mas é muito difícil, mesmo ele sendo uma promessa do esporte com vários resultados relevantes. Já deixamos de ir em algumas competições por falta de dinheiro e um apoio seria fundamental para ele realizar seus sonhos”, destaca.

Apoio familiar

Quando Eduardo entra na pista, os gritos de motivação entoam do lado de fora, vindos do pai Edison e da mãe Juliana.

Desde o primeiro passeio até os dias de hoje, os pais incentivam o filho na prática do esporte, que vão dos treinos às viagens para competições.

Eduardo e o pai Edison | Foto: Divulgação

Tudo com um propósito: aconselhar Eduardo de que o esporte serve como um aprendizado de dedicação, foco, amizades e diversão.

“É uma satisfação gigante ter ele como nosso campeão. Nos emocionamos, choramos, vibramos e torcemos a cada volta, a cada corrida. E temos certeza que ele tem muito futuro no esporte. Ele é um menino super dedicado, focado e persistente”, afirma Edison.

Principais conquistas de Eduardo

  • Campeão Brasileiro CBC 2018
  • Vice-Campeão Brasileiro CBC 2019
  • Campeão Brasileiro CBBX 2018/2019
  • Campeão Catarinense CBC 2018/2019
  • Campeão Catarinense CBBX 2018
  • Vice-campeão Catarinense CBBX 2019 (correndo categoria maior)
  • Campeão da Copa Brasil
  • Campeão da Copa Internacional
  • Duas vezes 3° colocado da Taça Brasil
  • 3 títulos do Campeonato Paulista e um 3° lugar
  • Bicampeão da Copa Verão

Veja também:

– Corupá recebe nova pista de bicicross

More in Ciclismo