Connect with us

Motociclismo

Jaraguaense promessa do motocross é contratado por uma das maiores equipes do mundo

Vitor Hugo Borba agora faz parte da equipe Yamaha Racing do Brasil | Foto: Divulgação

Ele ainda é muito novo e pode parecer uma criança, mas quando a gate – barra de proteção que mantém os pilotos alinhados antes de uma corrida – cai, é um atleta pra lá de experiente.

Natural de Jaraguá do Sul, Vitor Hugo Jarosczevski de Borba tem apenas 13 anos, mas um talento muito acima de sua idade, que o transformou em uma das maiores promessas do motocross brasileiro na atualidade.

Foto: Divulgação

Incentivado pelo pai Giovani João de Borba, que já foi trilheiro, o menino deu suas primeiras voltas em 2011, quando tinha apenas 4 anos.

“Ele nunca deu bola para videogame, celular. Comprei uma moto pequena e ele (Vitor) foi pegando o gosto. Já estava no sangue”, conta Giovani.

Porém, ele mal sabia que aquilo que começou como uma brincadeira marcaria a vida do jovem piloto.

Em pouco tempo, a paixão pela adrenalina entrou nas veias e passou a competir dois anos mais tarde.

A evolução foi constante, principalmente após a chegada dos técnicos Markolf Berchtold e Volkmar Berchtold, que lapidaram a joia.

Entre os saltos e curvas nas pistas, Vitor Hugo ganhou destaque em competições e, hoje, ostenta um currículo com quase 200 troféus a nível estadual e nacional em nove anos de carreira, dentro das categorias 65 e 85 cilindradas.

Foto: Divulgação

Mas não parou por aí. Com o nome consolidado no Brasil, o garoto chegou a um dos pontos mais altos de sua trajetória no ano passado ao disputar o Mundial de Motocross, nos Estados Unidos.

Correndo ao lado dos melhores pilotos do mundo, trouxe dois troféus para Jaraguá do Sul ao ficar no Top 10 das 85 cilindradas, desempenho que chamou a atenção da Yamaha Racing Brasil.

Uma das maiores marcas mundiais de motociclismo viu no piloto um potencial futuro e contratou o jaraguaense para fazer parte da equipe, anunciando o ‘reforço’ na última quarta-feira (22), com contrato inicial válido por duas temporadas.

Com o acordo, Vitor Hugo representará a Yamaha e o Brasil nas diversas competições da modalidade, realizando um dos seus grandes sonhos no esporte.

“Ser contratado pela Yamaha é a realização de um grande sonho. Me sinto muito agradecido e honrado pela oportunidade que estou recebendo. Vou dar todo o meu esforço e todo meu trabalho para sempre chegar ao topo com essa equipe”, destacou o piloto.

Foto: Divulgação

Dedicação para alcançar novos objetivos

Apesar da pouca idade, Vitor Hugo encara uma rotina de atleta profissional. Todo dia, ele acorda cedo, vai para academia com um personal trainer, percorre algumas distâncias de bicicleta e cumpre os treinos de moto.

As atividades duram uma média de quatro horas, aliada ainda a uma boa alimentação.

“O Vitor nunca foi de comer besteira e tomar refrigerante. Ele escolheu ser profissional cedo e sempre concordou com essas questões. Hoje já faz tudo sozinho, é um piloto profissional e merece nosso apoio por sua dedicação”, comentou o pai Giovani.

Foto: Divulgação

Tamanho esforço já foi recompensado com as grandes conquistas na carreira e o contrato assinado com a Yamaha. Mas engana-se quem pensa que o jovem piloto está satisfeito.

Agora, ele tem como maiores objetivos os títulos catarinense e nacional, além da volta ao Mundial de Motocross com a nova equipe.

“Quero trazer novos títulos, e com isso sempre trabalhar com os meus treinadores (Markolf e Volkmar e com essa grande equipe Yamaha Racing do Brasil, representando a nossa cidade Jaraguá do Sul e o nosso país”, finalizou Vitor Hugo.

Leia também:

– Com conquistas a nível nacional, jaraguaense de 7 anos é promessa do bicicross brasileiro

More in Motociclismo