Com a falta de recursos e iniciativas no xadrez brasileiro, os 20 melhores atletas de alto rendimento Sub-18 do país criaram um grupo chamado de JTXBrasil (Jovens Talentos de Xadrez do Brasil), com intuito de mudar a atual situação da modalidade.
Entre eles, está Lucas Piccoli, do Clube de Xadrez Jaraguá/Secel. O jaraguaense e os principais atletas das categorias absoluto e feminino pretendem ajudar na evolução de xadrez escolar com foco nas escolas públicas.
Para isso, os jovens irão promover aulas por meio de canais de comunicação do grupo no twitch.tv e www.youtube.com, organizando torneios e futuramente fazendo visitas pessoais.
Além disso, os enxadristas querem consolidar o xadrez juvenil brasileiro evoluindo em conjunto para levar o Brasil a grandes colocações em torneios internacionais.
Nesse momento, a equipe está organizando as ações e escrevendo projetos para buscar os recursos necessários.
“O projeto representa algo muito importante para mim, não apenas pelo fato de querermos arrecadar patrocínio e ajuda financeira, mas o principal que seria crescer a visibilidade do xadrez no país. É algo muito inspirador e motivacional, porque são 20 jovens jogadores com a ambição de mudar a realidade atual e deixar um marco nesse esporte para atual e futuras gerações”, disse Piccoli.
Leia também:
– Jaraguaense é campeão por equipe em campeonato internacional de xadrez
– Jaraguaense é vice-campeão de torneio online internacional de xadrez