Connect with us

Estado

Federação joga responsabilidade de suspensão do Estadual de Futsal para o Governo de SC

Imbróglio começou na quarta-feira (12) após suspensão do jogo entre Jaraguá e Lages, pouco antes da bola rolar | Foto: Divulgação

Depois do adiamento do jogo entre Jaraguá Futsal e Lages, momentos antes da bola rolar na última quarta-feira (12), pela abertura do Campeonato Estadual, a Federação Catarinense emitiu um comunicado lamentando o ocorrido.

Um dia depois, a entidade publicou outra nota e esclareceu que a suspensão das partidas da competição é de responsabilidade exclusiva das autoridades públicas.

Entenda o caso

Jaraguá e Lages estavam prontos para jogar e faziam a última preparação no vestiário do ginásio Jones Minosso, quando foram informados do adiamento do confronto por conta de um decreto do Governo de Santa Catarina.

A Federação não avisou os clubes, alegando que houve um “erro de interpretação” e que tomou conhecimento da nova portaria da Secretaria de Estado da Saúde, que proíbe os eventos esportivos, apenas no dia do jogo.

O documento determina que as partidas possam ser realizadas somente após a publicação de regulamentação elaborada pelo COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde).

O último decreto do governo estadual, publicado no dia 7 de agosto, fazia referência a esta regulamentação do COES, mas não especificava quais regras a serem seguidas.

Com isso, tanto o duelo entre Jaraguá e Lages, como toda competição estadual, está temporariamente suspensa.

Confira o comunicado da Federação Catarinense

A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL DE SALÃO vem a público esclarecer que a suspensão dos jogos da rodada de abertura do Campeonato Catarinense Krona – Série Ouro 2020 é de responsabilidade exclusiva das autoridades públicas.

O Decreto 562/2020 com suas diversas alterações proibia a realização do campeonato até o dia 07/08/2020 “Art. 8o Ficam suspensos, em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2o da Lei federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020:
III – até 7 de agosto de 2020, o calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), assim como os eventos e as competições esportivas da iniciativa privada; e (Redação dada pelo Decreto no 740/2020)”

O Decreto 785/2020, publicado em 07/08/2020 restringia APENAS O ACESSO DE PÚBLICO AOS EVENTOS ESPORTIVOS:

“Art 8o Ficam suspensos, em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2o da Lei federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. […]
[…] III – pelo período de 14 (quatorze) dias, o calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), assim como os eventos e as competições esportivas da iniciativa privada;”

Diante desse panorama programamos o início do torneio na expectativa de retomarmos nossa atividade de maneira segura, eis que as equipes estão treinando desde maio quando houve liberação, devidamente testadas e obedecendo rígido protocolo sanitário.

Na data de ontem enquanto nos preparávamos para o jogo de abertura, com transmissão por streaming, milhares de torcedores e principalmente equipes preparadas no local da partida, fomos surpreendidos com a Portaria SES 580, PUBLICADA EM 11/08/2020 COM DATA RETROATIVA A 08/08/2020, informando que seria criado um grupo de estudo para elaborar normas de segurança.

Lamentamos profundamente o descompasso das autoridades públicas e lamentamos que a falta de diretrizes atinja as mais de 4.000 famílias envolvidas diretamente com o salonismo Catarinense. Sempre respeitamos as autoridades sanitárias e somente programamos o retorno após a data prevista do Decreto Estadual, infelizmente o esporte não tem recebido o respeito merecido.

Continuaremos aguardando e tomaremos nossas providências visto que outras modalidades já foram liberadas em nosso Estado.

Atenciosamente,

Márcio Leandro D’Avila

Presidente FCFS

Florianópolis, 13 de agosto de 2020.

More in Estado