Connect with us

Futebol

5 atletas renomados mundialmente que brilharam em Jaraguá do Sul

Antes de se tornar a Rainha do futebol, Marta deu show em Jaraguá do Sul no início de sua carreira | Foto: Michael Wade/Icon Sportswire/Getty Images

Jaraguá do Sul já foi palco de grandes eventos, que culminaram na vinda de atletas do mais alto nível e com reconhecimento internacional.

De décadas passadas até os dias atuais, inúmeras estrelas desfilaram seu talento na cidade, de forma individual ou através dos seus clubes nas mais variadas modalidades.

Com tantas histórias enriquecedoras, elencamos cinco esportistas que brilharam e deixaram suas marcas no município.

Rainha Marta e o show no João Marcatto

Foto: Divulgação

Melhor jogadora do mundo por seis vezes, maior artilheira da história das Copas do Mundo e primeira atleta a balançar a rede em cinco edições diferentes do torneio.

Estas são marcas suficientes para apontar o nome de Marta como a maior e mais talentosa jogadora do futebol feminino de todos os tempos.

E Jaraguá do Sul foi uma das primeiras testemunhas do talento da camisa 10 da seleção brasileira, que até hoje encanta o mundo.

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2001, a cidade recebeu a fase final do Campeonato Brasileiro Sub-17, que teve seus jogos realizados no estádio João Marcatto, com equipes de Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Mesmo com apenas 15 anos na época, Marta deu show na casa do Juventus. Com a camisa do Vasco, a alagoana levou o título da competição após a vitória da equipe carioca na final sobre as jaraguaenses do Homago por 6 a 2, marcando todos os gols do seu time.

Depois, a carreira de Marta deslanchou e ela construiu um legado na modalidade que vai muito além das salas de troféu e a tornaram a Rainha do futebol.

Vitor Belfort: a estrela do UFC na Arena

Brasileiro Vitor Belfort (D) venceu americano Luke Rockhold com um nocaute espetacular em 2013 | Foto: Getty Images

Jaraguá do Sul se orgulha por ser a única cidade fora das grandes metrópoles a sediar o UFC, a maior organização de MMA do mundo.

O município recebeu duas edições por dois anos consecutivos, que fez astros da arte marcial subirem no octógono, montado no centro da quadra da Arena Jaraguá.

O maior deles, sem dúvidas, foi Vitor Belfort. Apelidado de “The Phenom” (Fenômeno, em inglês), ele foi o mais jovem lutador da história a vencer no Ultimate, com apenas 19 anos, e depois sagrou-se campeão do peso-meio-pesado.

Com uma carreira já consolidada, Belfort veio a Jaraguá do Sul em 18 de maio de 2013, para o ‘UFC no Combate 2’, o primeiro realizado na cidade.

Com a Arena lotada com quase 9 mil pessoas, o “Fenômeno” mostrou o porquê é um dos maiores lutadores da história e derrotou o americano Luke Rockhold na luta principal da noite, com um nocaute espetacular.

Ainda no primeiro round, Belfort deu um incrível chute rodado de esquerda que acertou em cheio o rosto de Rockhold, que despencou no octógono. O brasileiro não perdeu tempo e encerrou a luta com uma série de socos no chão, levando o público ao delírio.

Bicampeã olímpica Sheilla na Copa Brasil de Vôlei

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Os maiores astros do vôlei nacional desembarcaram em Jaraguá do Sul no início de 2020 para disputa da Copa Brasil.

Na fase final da categoria feminina, realizada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, esteve presente uma das atletas mais vitoriosas da história do esporte brasileiro: Sheilla Castro.

Vencedora de duas medalhas de ouro olímpicas e considerada por muitos especialistas como uma das maiores jogadoras de voleibol de todos os tempos, a oposta atuou na Arena Jaraguá pelo Itambé/Minas.

O resultado não foi esperado, já que a equipe mineira perdeu a semifinal para o Dentil Praia Clube por 3 sets a 1, parciais de 25/19, 25/21, 25/27 e 25/20, mas o público que lotou a Arena Jaraguá pôde ver de perto todo talento da multicampeã do vôlei.

Lucarelli: o menino de ouro do vôlei em dose dupla

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Antes da Copa Brasil em 2020, a Arena Jaraguá já havia sido palco de outro grande evento de vôlei.

Em 2014, o local recebeu a etapa de abertura da Liga Mundial, com o maior clássico do vôlei masculino entre as seleções do Brasil e da Itália.

Em ambas, esteve em quadra o ponta Lucarelli, chamado de o ‘menino de ouro’ do vôlei brasileiro.

Campeão olímpico em 2016 e multicampeão por clubes, o atleta não teve muita sorte na cidade, já que perdeu os dois jogos com a seleção e a semifinal da Copa Brasil pelo Taubaté.

Porém, os jaraguaenses podem lembrar com muito carinho a presença de um dos maiores craques do voleibol mundial, exibindo seu talento na Arena.

Rei do futsal Falcão e Jaraguá do Sul, o casamento perfeito

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

A trajetória e o talento em mais de 20 anos nas quadras tornaram Falcão o maior jogador de futsal de todos os tempos.

E Jaraguá do Sul pode se orgulhar em ter visto o maior craque do salonismo viver seu auge e dar o adeus das quadras na cidade.

Em quase 10 anos no Jaraguá Futsal, foram mais de 30 títulos, muitos gols, recordes, dribles desconcertantes e momentos inesquecíveis com a camisa aurinegra na ‘era Malwee’.

A passagem foi tão marcante que ele retornou a cidade em março deste ano para fazer sua despedida oficial pelo clube. Mesmo aposentado, mostrou toda sua qualidade que o consagrou e deu show na vitória por 3 a 0 sobre a seleção da Guatemala.

Como se não bastasse a rica história no clube, ele ainda escolheu a Arena Jaraguá para fazer seu último jogo pela seleção brasileira, onde marcou dois golaços e conduziu o time a vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, em 28 de outubro de 2018.

As despedidas, mesmo que nunca sejam fáceis, foram dignas para um ícone como Falcão.

 

*Nem todas as estrelas que estiveram em Jaraguá do Sul entraram nessa lista, mas já estamos trabalhando nas próximas. Se você tiver alguma sugestão pode nos mandar pelas redes sociais.

More in Futebol