Connect with us

Atletismo

Dia do atletismo: passado e presente de glórias em Jaraguá do Sul

Em um país dominado pelo futebol, dar espaço e visibilidade para outros esportes pode ser uma tarefa bastante complicada. Mas podemos dizer que em Jaraguá do Sul, a história é um pouco diferente.

Ao longo de sua história, diversas modalidades ganharam espaço e levaram o nome da cidade a grandes conquistas. O atletismo é um ótimo exemplo.

E hoje, 9 de outubro, o Dia do Atletismo, não há forma melhor para comemorar a data do que relembrar personagens do passado e evidenciar destaques do presente de uma modalidade que dá orgulho aos jaraguaenses.

Essa história de sucesso começou a ser escrita na década de 70 e muito por conta de uma atleta.

Com um talento fora do comum, Cornélia Holzinger Caglioni foi um dos principais nomes do país na época e colecionou mais de 300 medalhas em sua carreira, de competições municipais até internacionais.

Entre as conquistas, estão os 30 pódios nos Jogos Abertos de Santa Catarina, com 25 medalhas de ouro, nas provas de 400m com barreiras – sua especialidade -, 100m c/barreiras, 4x100m e 4x400m.

Cornélia participou da primeira conquista do atletismo de Jaraguá do Sul nos Jogos Abertos de Santa Catarina | Foto: Divulgação

Além disso, foi quatro vezes campeã brasileira e uma sul-americana, eleita a Personalidade do Século 20 em Jaraguá do Sul por sua excelente performance atlética e condecorada como Atleta do Século na região.

A trajetória de Cornélia passou para antologia dos grandes momentos vividos pelo esporte catarinense e a lacuna deixada por ela demorou a ser preenchida.

A estrela do momento

Após a aposentadoria de Cornélia, surgiram bons valores, mas ninguém que chegasse perto da jaraguaense que se afastou das competições em 1997.

Até que em 2006, uma menina vinda de Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, transformou Jaraguá do Sul em seu lar e voltou a colocar a cidade em evidência no atletismo.

Entre as pistas e as ruas, Simone Ponte Ferraz foi crescendo de patamar gradativamente até se tornar a grande estrela, tanto do atletismo como das corridas de rua, de Santa Catarina.

Nos Jasc, por exemplo, já são nove edições disputadas, com 21 medalhas e o recorde absoluto dos 3.000m com obstáculos.

Foto: Arquivo OCP News

Já a nível nacional, ela chegou a vice-liderança do ranking brasileiro nos 3.000m com obstáculos e 5.000m rasos, e é figura frequente na seleção brasileira, a ponto de ser uma forte candidata a estar nas Olimpíadas de Tóquio de 2021.

Como se não bastasse, domina as corridas de rua e lidera o ranking da Federação Catarinense de Atletismo nas provas de 5km e 10km, Meias-Maratonas e Maratonas.

Ou seja, com Simone nos dias atuais ou Cornélia em décadas passadas, Jaraguá do Sul sempre teve uma boa representatividade no atletismo.

E isso tende a perdurar por muito tempo, especialmente por outros nomes que já surgem como futuras promessas.

Com conquistas estaduais, nacionais e até recordes batidos, Eliel Abner Stunff, Jymmy Jhon Lopes, Luan Leszkie e Andreas Lothar Uber Kreiss são alguns dos exemplos para manter Jaraguá do Sul no topo do atletismo.

More in Atletismo