Connect with us

Motociclismo

Jaraguaense segue exemplos do pai e trilha caminho de sucesso no motocross

Zion Berchtold lidera os Campeonatos Brasileiro e Catarinense de 2020 | Foto: Divulgação

A paixão pelo esporte muitas vezes é passada de pai para filho. E na história da família Berchtold, isso não foi diferente.

Natural de Schroeder, Markolf, de 40 anos, tem 13 títulos brasileiros, oito pan-americanos e dois vices em etapas de Copa do Mundo de Mountain Bike Down Hill, que o tornaram uma lenda do ciclismo extremo do Brasil.

Após tantas conquistas, ele resolveu repassar toda essa experiência adiante. E melhor, para dentro da família, onde hoje é o maior mentor e incentivador da carreira do filho Zion, que também destaque sobre duas rodas.

Markolf (E) e Zion (C) | Foto: Show Radical

Mas não estamos falando da ‘bike’. Quem pensa que fazer manobras radicais em motos é coisa só para adultos, se engana. Nascido e criado em Jaraguá do Sul, o menino tem apenas 8 anos e mostra que idade não é um problema para quem gosta de aventura.

Uma paixão que veio ainda muito cedo. Com pouco mais de 2 anos, ele ganhou sua primeira moto e começou a competir com apenas 4. Tudo por vontade própria e sob o acompanhamento de Markolf.

“Ele (Zion) sempre foi muito incentivado a praticar esportes e estar na atividade. Desde pequeno nos acompanhou nos treinos e mostrou ter muita vontade e motivação para estar praticando. Isso é uma das coisas mais importantes para um atleta”, disse.

Foto: Divulgação

Os treinos e conselhos do pai já rendem frutos na promissora carreira. Zion foi campeão catarinense de motocross em 2019 e é o atual líder do Estadual e Brasileiro de 2020, na categoria 55cc, disputada por crianças de até 10 anos.

O desempenho e evolução nas últimas temporadas colocam o pequeno jaraguaense como uma das maiores joias do motocross brasileiro.

E é somente o início de uma trajetória, que se um dia atingir ou até superar o patamar alcançado pelo pai no ciclismo, será de muito sucesso nas pistas.

“É muito difícil dizer onde (o Zion) pode chegar, mas acredito muito que ele pode ser um dos melhores do mundo. Precisamos trabalhar duro e mais que tudo buscar nos aperfeiçoar fora do país com os melhores do mundo”, destacou Markolf.

Foto: Show Radical

Preparação ao Mundial e busca por patrocinadores

Zion Berchtold tem apenas 8 anos, mas carrega uma dedicação e rotina de gente grande. São pelo menos cinco dias por semana de treinos, entre moto e bicicleta.

Além disso, encarava uma carga de, no mínimo, duas competições por mês, que sofreu uma quebra por conta da pandemia.

Uma preparação intensa, voltada para o grande objetivo do ano: o Mundial de Motocross. Ao lado do pai, Zion embarca no mês que vem para Flórida, nos Estados Unidos, onde vai estrear na competição internacional, nos dias 24 a 28 de novembro.

Foto: Divulgação

E mesmo com tanto destaque que já ultrapassa as fronteiras do país, o jovem jaraguaense ainda luta para conseguir novos patrocinadores.

Atualmente, sete empresas apoiam o motociclista, mas segundo Markolf, o investimento precisa ser ainda maior para profissionalizar o filho fora do Brasil, que dará esse primeiro passo no Mundial.

Quem tiver interesse em patrocinar Zion, basta entrar em contato pelo telefone (47) 99975-4929.

More in Motociclismo