Connect with us

Futebol

Papel do esporte em ações sociais, 11 projetos que você deve conhecer

Instituto Neymar Jr. é um deles | Foto: Divulgação

Suar a camisa, entrar em conflitos, torcer, machucar-se, comemorar a vitória e chorar a derrota são ações intrínsecas aos esportes, mas há atletas mostrando que a prática vai muito além.

No esporte brasileiro e mundial, não faltam iniciativas que mostram que fazer o bem e investir no futuro também fazem parte do universo esportivo. Conheça algumas delas:

Instituto Neymar Jr.

O instituto do atual jogador do PSG busca educar e ensinar esportes como futebol, vôlei e natação para crianças e adolescentes carentes da Praia Grande, em São Paulo, uma região que já foi habitada pelo craque antes da fama. São atendidas cerca de duas mil pessoas em uma área de 8.400 m² inaugurada em 2014.

Fundação Fenômenos

Fundada por Ronaldo Fenômeno, a instituição existe desde 2012 e ajuda a desenvolver a diversidade, autonomia e oportunidades para comunidades da periferia de São Paulo. Além disso, a fundação ensina a prática de modalidades esportivas em prol de uma melhoria na qualidade de vida dos “fenômenos”, como são chamadas as pessoas atendidas.

Projeto Grael

Idealizado pelos velejadores e campeões olímpicos Lars e Torben Grael, desde 1998 o projeto dá acesso à prática da vela à jovens de baixa renda na região de Niterói, no Rio de Janeiro. Mais de 17 mil crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas já passaram pelo projeto.

Instituto Gabriel Medina

O primeiro brasileiro campeão mundial de surf usou seu próprio exemplo para inaugurar, em 2017, um local capaz de formar novos talentos na modalidade. Com sede na Praia de Maresias, em São Sebastião, São Paulo, o centro recebe jovens entre 10 e 17 anos que desfrutam da mesma estrutura de Medina, além do custeio de equipamentos, viagens e assistência médica.

Instituto Ayrton Senna

Embora o ídolo da F1 não tenha vivido para ver o trabalho criando asas, ele foi o idealizador do instituto. A entidade se dedica a produzir soluções de educação e levá-las a escolas públicas de ensino, preparando o alunos e professores para um futuro melhor. Já foram beneficiados pelo projeto mais de 1 milhão de alunos e 60 mil professores em quase todos os estados.

Fundação Gol de Letra

Desde 1998 o ex-jogador de futebol Raí vem prestando assistência social e incentivando a educação de crianças e adolescentes carentes por meio da Fundação Gol de Letra. Mais de 20 mil pessoas já foram favorecidas pelo projeto, que atua em São Paulo e no Rio de Janeiro, e as metodologias criadas já são utilizadas em Guiné Bissau.

Instituto Patrícia Medrado

Com o objetivo de levar o tênis a criança e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a ex-tenista criou seu próprio instituto em 1998. Desde então, tem promovido o desenvolvimento físico e emocional dos participantes em escolas e centros esportivos comunitários.

Instituto Fernanda Keller

Idealizado pela triatleta, o projeto promove a socialização e integração social de crianças e jovens carentes por meio do esporte. Mais de 6 mil pessoas de Niterói-RJ já foram beneficiadas nos últimos 14 anos com as ações do instituto.

The LeBron James Family Foundation

O astro da NBA inaugurou, por meio de sua entidade, a I Promise School, uma escola em Akron, sua cidade natal, que garantirá a 240 crianças e adolescentes o programa, suporte e mentoria escolar necessários para que eles sejam bem sucedidos no estudo e por todo o futuro.

Serena Williams Foundation

Uma das melhores tenistas de todos os tempos é também uma ativista pelos direitos da mulheres. Por essa razão, a sua fundação oferece apoio às vítimas de crimes violentos, pessoas carentes e afetados por desastres naturais. A entidade também promove o acesso à educação para crianças.

Fundação Lionel Messi

Desde 2007, Lionel Messi realiza, por meio de sua fundação, ações que envolvem saúde, educação e esportes em todo o mundo. A fundação também apoia pesquisas de combate ao câncer e é a principal promotora da iniciativa #Paralosvalientes, que visa construir o maior centro de oncologia pediátrica da Europa.

Agora vai ser ótimo para você planejar as suas apostas online com todas estas dicas.

More in Futebol