Connect with us

Futebol

Jaraguaense de 17 anos realiza sonho de disputar a Copa Libertadores da América

Josi (E) integra o time profissional do Avaí Kindermann, ao lado da goleira da seleção brasileira, Bárbara (segunda da direta para esquerda) | Foto: Divulgação

Com 16 equipes, a Copa Libertadores da América Feminina iniciou na semana passada e vai até o dia 21 de março, em Buenos Aires, na Argentina.

Por lá, a árbitra Charly Wendy Straub Deretti leva o nome de Jaraguá do Sul ao apitar um jogo por rodada. Mas ela não é a única representante da cidade envolvida no torneio.

Aos 17 anos, a jaraguaense Josianne da Silva Lopes foi uma das goleiras do Avaí Kindermann, time catarinense que ficou em terceiro lugar no Grupo B e caiu na primeira fase.

Josi, como é conhecida, pertence ao Criciúma, mas foi emprestada à equipe da capital para jogar o Campeonato Brasileiro Sub-18.

Foto: Divulgação

Não demorou muito e a goleira recebeu uma oportunidade para integrar o elenco principal do Avaí na maior competição do continente, ao lado de Bárbara, nada mais nada menos, que a titular da seleção brasileira.

“É um sentimento gratificante. Está sendo uma experiência incrível estar aqui ao lado dela (Bárbara), pela experiência que ela tem e por estar jogando uma Libertadores, que antes só via pela TV. Só tenho de agradecer por esse momento maravilhoso que estou vivendo”, destacou.

A participação na Libertadores chegou como uma grande volta por cima na carreira da jaraguaense.

Isso porque, há menos de dois anos, ela sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho, durante os Joguinhos Abertos de Santa Catarina por Criciúma, e ficou um longo período afastada dos gramados.

Mas com muita força de vontade e superação, Josi se recuperou e voltou a atuar em alto nível, a ponto de realizar um dos seus grandes sonhos no torneio continental.

História no mundo da bola

Com o sonho de tornar o futebol em sua profissão desde criança, Josi iniciou trajetória no esporte em 2013, na base do futsal feminino de Guaramirim.

Três anos depois, ela migrou para o futebol de campo, na Escolinha Bom de Bola, de Jaraguá do Sul. O detalhe é que não havia time feminino e ela passou a treinar com os meninos.

Com grande destaque, ela defendeu a equipe em seis torneios e foi campeã em quatro, sendo, inclusive, goleira menos vazada.

Goleira com um dos troféus conquistados pelo Bom de Bola | Foto: Divulgação

O bom desempenho em dois anos no Bom de Bola e posteriormente na Olesc de 2018, quando jogou por São Bento do Sul, chamou a atenção de clubes importantes, tanto que acabou acertando com o Criciúma.

Desde então, vestiu a camisa do Tigre em vários torneios e chegou a jogar no Internacional, antes de chegar ao Avaí Kindermann. Mas para ela, os objetivos estão só começando.

“Um dos meus maiores sonhos é ser convocada para Seleção. Espero estar vivendo desse esporte incrível que amo, de muito títulos e aprendizados que nos proporciona”, declarou Josi.

More in Futebol