Connect with us

Futebol

No retorno a competições nacionais, Juventus recebe o Caxias na largada da Série D

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Foram 25 anos de hiato. Mas a espera chegou ao fim. O Juventus reaparece no cenário nacional neste domingo (6) ao iniciar sua caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Caxias (RS), às 16h, no estádio João Marcatto.

O Moleque Travesso pode até ser um ‘novato’, mas o time de Pingo entra na competição com um objetivo bem claro: buscar o acesso. A confiança para tal façanha se explica.

Enquanto muitos clubes passaram por reformulação ao fim dos Estaduais, o Tricolor manteve as principais peças do elenco, que chegou a mais um mata-mata do Catarinense após um consistente quarto lugar na primeira fase.

Apenas seis atletas – todos reservas – não tiveram seus contratos renovados: o goleiro Elissom, o zagueiro Victor Caetano, o volante Welton Heleno, os meias Diogo Dolem e Robertinho, e o atacante Deivide.

Por outro lado, chegaram seis reforços pontuais que qualificaram o grupo: o zagueiro Maurício (ex-Pelotas), o meia Júlio Pacato (ex-Sertãozinho) e outros quatro que voltaram de empréstimo.

São eles: o zagueiro Felipe Gregório (Figueirense), os laterais Maninho (Bandeirante) e Pablo (São Bento), além do meia Marllon (Figueirense).

Júlio Pacato (colete) e Maninho (D) são duas das seis novidades do time para Série D | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Incrementos importantes para passar por um complicado Grupo A8, que além do Caxias, reúne os catarinenses Joinville e Marcílio Dias, os gaúchos Aimoré e Esportivo, e os paranaenses FC Cascavel e Rio Branco.

Das oito equipes da chave, que se enfrentam em turno e returno, avançam quatro a fase eliminatória.

A partir daí, são três etapas de mata-mata para alcançar um lugar entre os semifinalistas, que garantem vaga à Série C de 2022.

O caminho é longo e árduo, mas confiança não falta pelos lados do João Marcatto para realizar o sonho do acesso.

“Sabemos da dificuldade da competição, mas entramos fortes e confiantes. O objetivo é conquistar o acesso e não poderia ser diferente. Vamos respeitar todos os adversários, mas buscaremos bom desempenho e boa campanha para chegar nesse grande objetivo”, destacou o técnico Pingo.

Desfalques e provável escalação

O Juventus inicia a Série D com alguns problemas. Lesionados, o lateral-direito Genilson, o zagueiro Wallinson e o volante Vini Garcia são desfalques nessa primeira rodada.

Maninho e Mauricio ocupam as vagas na lateral e defesa, respectivamente, enquanto Allan fará dupla de volantes com Tássio.

Allan (com a bola) será titular na estreia | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Outras novidades serão as entradas de Felipe Gregorio na zaga e Marllon no meio-campo, além de Rayan no ataque. De resto, são as mesmas peças que terminaram o Estadual.

Ou seja, o Tricolor encara o Caxias com Iago Hass; Maninho, Felipe Gregorio, Mauricio e Cesinha; Allan, Tássio, Fabinho, Marllon e Rayan; Jô.

Como chega o Caxias

Após “bater na trave” do acesso nas últimas três temporadas, o tradicional Caxias perdeu oito jogadores ao final do Gauchão, em que foi eliminado na semifinal pelo Grêmio.

Entre eles, alguns titulares, como o lateral Lennon, o meia Jhon Cley, e os atacantes Gustavo Ramos e Giovane Gomez, além do técnico Rafael Lacerda, que foi substituído pelo xará Rafael Jaques.

Rafael Jaques comanda o Grená no Brasileiro | Foto: Divulgação/Caxias

No entanto, manteve a espinha dorsal do time, com o experiente goleiro Marcelo Pitol, a dupla de zagueiros Henrique e Thiago Sales, e a base do meio-campo com Marlon, Carlos Alberto e Diogo Oliveira.

Além disso, contratou nove jogadores para Série D, como o atacante Michel, que disputou o Catarinense pelo Concórdia.

Para estreia em Jaraguá do Sul, o grená deve ir à campo com Marcelo Pitol; Lucas Carvalho, Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; João Vieira, Carlos Alberto; Matheuzinho, Diogo Oliveira e Jean Dias; Michel.

Onde assistir

As arquibancadas do João Marcatto certamente seriam tomadas pelos torcedores para acompanhar a volta do Juventus a uma competição nacional.

Mas os portões seguem fechados, ou seja, sem público, por conta da pandemia do novo coronavírus.

O que não significa que o torcedor não tenha como assistir ao jogo. O duelo será transmitido gratuitamente, ao vivo e com imagens, no site Eleven Sports, antiga Mycujoo.tv.

Tabela do Juventus

1ª fase

06/06/21 – Juventus × Caxias
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

12/06/21 – Esportivo × Juventus
19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)

19/06/21 – Joinville × Juventus
15h, na Arena Joinville, em Joinville (SC)

27/06/21 – Juventus × Rio Branco
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

04/07/21 – Juventus × Marcílio Dias
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

10/07/21 – FC Cascavel × Juventus
19h, no Estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR)

18/07/21 – Juventus × Aimoré
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

Tabela do returno ainda não foi divulgada

More in Futebol