Foram 25 anos de hiato. Mas a espera chegou ao fim. O Juventus reaparece no cenário nacional neste domingo (6) ao iniciar sua caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Caxias (RS), às 16h, no estádio João Marcatto.
O Moleque Travesso pode até ser um ‘novato’, mas o time de Pingo entra na competição com um objetivo bem claro: buscar o acesso. A confiança para tal façanha se explica.
Enquanto muitos clubes passaram por reformulação ao fim dos Estaduais, o Tricolor manteve as principais peças do elenco, que chegou a mais um mata-mata do Catarinense após um consistente quarto lugar na primeira fase.
Apenas seis atletas – todos reservas – não tiveram seus contratos renovados: o goleiro Elissom, o zagueiro Victor Caetano, o volante Welton Heleno, os meias Diogo Dolem e Robertinho, e o atacante Deivide.
Por outro lado, chegaram seis reforços pontuais que qualificaram o grupo: o zagueiro Maurício (ex-Pelotas), o meia Júlio Pacato (ex-Sertãozinho) e outros quatro que voltaram de empréstimo.
São eles: o zagueiro Felipe Gregório (Figueirense), os laterais Maninho (Bandeirante) e Pablo (São Bento), além do meia Marllon (Figueirense).
Incrementos importantes para passar por um complicado Grupo A8, que além do Caxias, reúne os catarinenses Joinville e Marcílio Dias, os gaúchos Aimoré e Esportivo, e os paranaenses FC Cascavel e Rio Branco.
Das oito equipes da chave, que se enfrentam em turno e returno, avançam quatro a fase eliminatória.
A partir daí, são três etapas de mata-mata para alcançar um lugar entre os semifinalistas, que garantem vaga à Série C de 2022.
O caminho é longo e árduo, mas confiança não falta pelos lados do João Marcatto para realizar o sonho do acesso.
“Sabemos da dificuldade da competição, mas entramos fortes e confiantes. O objetivo é conquistar o acesso e não poderia ser diferente. Vamos respeitar todos os adversários, mas buscaremos bom desempenho e boa campanha para chegar nesse grande objetivo”, destacou o técnico Pingo.
Desfalques e provável escalação
O Juventus inicia a Série D com alguns problemas. Lesionados, o lateral-direito Genilson, o zagueiro Wallinson e o volante Vini Garcia são desfalques nessa primeira rodada.
Maninho e Mauricio ocupam as vagas na lateral e defesa, respectivamente, enquanto Allan fará dupla de volantes com Tássio.
Outras novidades serão as entradas de Felipe Gregorio na zaga e Marllon no meio-campo, além de Rayan no ataque. De resto, são as mesmas peças que terminaram o Estadual.
Ou seja, o Tricolor encara o Caxias com Iago Hass; Maninho, Felipe Gregorio, Mauricio e Cesinha; Allan, Tássio, Fabinho, Marllon e Rayan; Jô.
Como chega o Caxias
Após “bater na trave” do acesso nas últimas três temporadas, o tradicional Caxias perdeu oito jogadores ao final do Gauchão, em que foi eliminado na semifinal pelo Grêmio.
Entre eles, alguns titulares, como o lateral Lennon, o meia Jhon Cley, e os atacantes Gustavo Ramos e Giovane Gomez, além do técnico Rafael Lacerda, que foi substituído pelo xará Rafael Jaques.
No entanto, manteve a espinha dorsal do time, com o experiente goleiro Marcelo Pitol, a dupla de zagueiros Henrique e Thiago Sales, e a base do meio-campo com Marlon, Carlos Alberto e Diogo Oliveira.
Além disso, contratou nove jogadores para Série D, como o atacante Michel, que disputou o Catarinense pelo Concórdia.
Para estreia em Jaraguá do Sul, o grená deve ir à campo com Marcelo Pitol; Lucas Carvalho, Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; João Vieira, Carlos Alberto; Matheuzinho, Diogo Oliveira e Jean Dias; Michel.
Onde assistir
As arquibancadas do João Marcatto certamente seriam tomadas pelos torcedores para acompanhar a volta do Juventus a uma competição nacional.
Mas os portões seguem fechados, ou seja, sem público, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O que não significa que o torcedor não tenha como assistir ao jogo. O duelo será transmitido gratuitamente, ao vivo e com imagens, no site Eleven Sports, antiga Mycujoo.tv.
- Golpistas se passam por dirigente do Juventus e cobram dinheiro por suposta transferência de atletas
- Mais dois jogadores emprestados voltam ao Juventus para Série D
- Felipe Gregorio e Marllon retornam ao Juventus para disputa da Série D
- Juventus anuncia chegada de meia para o Brasileiro
Tabela do Juventus
1ª fase
06/06/21 – Juventus × Caxias
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
12/06/21 – Esportivo × Juventus
19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)
19/06/21 – Joinville × Juventus
15h, na Arena Joinville, em Joinville (SC)
27/06/21 – Juventus × Rio Branco
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
04/07/21 – Juventus × Marcílio Dias
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
10/07/21 – FC Cascavel × Juventus
19h, no Estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR)
18/07/21 – Juventus × Aimoré
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Tabela do returno ainda não foi divulgada