Connect with us

Futebol

Formadora de grandes talentos, escolinha de futebol de Jaraguá do Sul completa 25 anos

O Pequeno e a Bola é uma das escolinhas mais antigas de Jaraguá | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Filipe Luís, do Flamengo, Clayton, do Dínamo de Kiev-UCR, e Deivid, ex-jogador com passagem por grandes clubes do Brasil e da Europa.

Todos estes nomes possuem uma trajetória importante no mundo da bola e uma escolinha de Jaraguá do Sul tem uma parcela no desenvolvimento de cada um deles.

Fundada em 17 de junho de 1996, O Pequeno e a Bola comemora, nesta quinta-feira, 25 anos de um projeto responsável por formar grandes talentos para o futebol e que já atendeu cerca de 3 mil jovens na cidade.

Uma história que começou a ser idealizada por Alfredo Gonçalves da Silva, o popular Biro, ex-meia revelado no Fluminense e com trajetória pelo futebol carioca, goiano, mineiro, alagoano, cearense, paranaense e catarinense, inclusive no Juventus.

Biro e a esposa Deisa fundaram e administram a escolinha até hoje | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Com ajuda da esposa Deisa da Silveira, do sogro Evaldo da Silveira e do cunhado Doalcei da Silveira, a escolinha tomou forma, e, mais de duas décadas depois, mantém uma filosofia bem clara: dar oportunidades para quem sonha em ter sucesso no esporte bretão.

“A maioria das pessoas que passaram pelo futebol na cidade treinaram comigo. Priorizamos sempre a parte técnica e qualificar o menino para ter oportunidade. Mantemos isso há muitos anos e com a chama bem acesa ainda”, destacou Biro, que hoje coordena o projeto.

Mas lapidar os jovens atletas não é o único objetivo do O Pequeno e a Bola. Junto aos aprendizados dentro de campo somam-se as lições para formação de um bom cidadão. Isso quem garante é o técnico Edinei Paulo Sansigolo.

Aluno de 2002 a 2005, o ex-jogador profissional virou professor da escolinha que o formou e hoje tenta passar aos garotos tudo que aprendeu com Biro, principalmente a boa conduta para o crescimento pessoal.

“Hoje como treinador tento passar muito a parte da educação, da obediência dentro de campo e questão alimentar. Eu busco passar o que aprendi com o Biro lá atrás. Para ser um atleta de alto nível é preciso abdicar de muitas coisas e é isso que oriento, além de serem pessoas honestas, dignas e respeitar o próximo”, declarou.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

E é com esses dois pilares que O Pequeno e a Bola continua caminhando para formação de novos talentos e bons cidadãos.

“É gratificante depois de 25 anos ver quantos atletas passaram por aqui, outros que se destacaram no futebol e quantos bons cidadãos que formamos. Nosso maior objetivo é continuar esse trabalho”, afirmou Deisa, administradora do projeto.

Ligação vitoriosa com o Juventus e dias atuais

O sucesso na formação de atletas fez o Juventus convidar O Pequeno e a Bola para representar o clube em competições estaduais e nacionais.

Foram nove anos de ligação, de 2003 a 2012, e muitos títulos conquistados pelo Moleque Travesso. Entre os principais, um Estadual Sub-20 e Sub-17, Sul-Americano Sub-15, além de um terceiro lugar no Brasileiro Juvenil.

“Tive prazer de jogar alguns e num nível legal, principalmente em Jaraguá do Sul pelo Juventus. E voltar a representar o clube depois de um tempo como técnico da base foi muito especial, ainda mais com as conquistas que tivemos na época”

Atualmente, a escolinha segue de forma independente e atende cerca de 180 alunos, entre os polos da Vila Lalau e João Pessoa, com treinos todos os dias da semana.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

More in Futebol