Experiência à beira do campo é o que não vai faltar para o Sport Club Jaraguá na Série C do Campeonato Catarinense 2021.
Anunciado na semana passada, o técnico Raffaele Graniti, de 66 anos, esteve nesta terça-feira (29) em Jaraguá do Sul para iniciar o planejamento do Leão para o Estadual.
Nascido na Itália, o treinador chegou ao Brasil, com apenas cinco anos de idade, e se tornou um personagem folclórico do nosso futebol, principalmente em Santa Catarina.
Por aqui, já passou por pelo menos 17 clubes, entre eles, os cinco considerados grandes: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville.
Além disso, contabiliza seis acessos pelas Séries B e C do Estado, e dirigiu equipes do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Seu último time no Brasil foi o Fluminense, de Joinville, em 2016, e, dois anos depois, comandou o Castrovillari, de sua cidade natal na Itália.
Desde então, viveu no “anonimato”, levando alguns jogadores para fora do país, fazendo atividades individuais com atletas e até trabalhando como motorista de aplicativo para sobreviver.
“Quando chega a uma certa idade, as pessoas acham que você está ultrapassado. Mas não é por aí. Acredito ter muita coisa para entregar ainda”, disse.
Essa vontade de mostrar seu valor é o que fez Graniti aceitar o desafio em Jaraguá do Sul. Segundo ele, a chance de treinar o time da Barra já havia passado em suas mãos alguma vezes e não poderia recusar outro convite.
“Já era pra eu ter assumido o time em outras ocasiões, mas o momento é agora. O Jaraguá é um clube muito simpático e chego pensando em buscar o acesso para Série B. Não vim para ser saco de pancadas. Queremos fazer uma coisa organizada e um grande campeonato. Esses desafios me fortalecem e vou ensinar muita coisa pra essa garotada”, destacou.
Perfil ofensivo e programação
Independente dos jogadores que terá à disposição e o adversário em campo, Raffaele Graniti promete uma coisa: o Jaraguá terá um time bem ofensivo e que buscará a vitória a todo momento.
“Meus times só jogam pra frente. Não gosto de segurar o jogo. Se você tem condições de ganhar, porque tentar empatar? Então, o torcedor verá um time guerreiro, vibrante e buscando a vitória sempre”, afirmou.
“O torcedor quer ver gol e espetáculo. Você pode não ter competência para ganhar, mas não omissão de tentar. O treinador pode escalar mal, mas tem que saber mexer bem no time e isso é uma característica minha. Muito pela experiência. Espero ajudar e muito com isso no Jaraguá”, completou.
Com a Série C prevista para iniciar em 26 de setembro, o treinador vai começar observando atletas do Juniores, que possam incorporar o elenco principal.
Depois, a ideia é realizar de duas a três seletivas para descobrir novos talentos e trazer reforços pontuais.
Tudo com o objetivo de ter o elenco fechado aproximadamente um mês antes do início do Estadual.
- SC Jaraguá investe em estrutura e reforma estádio do Botafogo
- Em despedida da Série C, Sport Club Jaraguá sofre nova goleada