Connect with us

Natação

Jaraguaense de 15 anos é convocado para seleção brasileira de natação

Matheus Stähelin foi chamado pela primeira vez para representar o país | Foto: Divulgação

A participação de Matheus Menel Stähelin no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação em julho, não rendeu apenas as duas medalhas de ouro conquistadas.

O destaque na competição nacional fez a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos convocar o jaraguaense para integrar a seleção brasileira da categoria, que irá representar o país no Campeonato Sul Americano.

Matheus ao lado dos técnicos da AJINC, Márcio Kunhatã, Marco Veiga e Verônica Pacielo | Foto: Divulgação

O nadador de 15 anos disputará as provas dos 100m e 200m peito do evento, marcado para os dias 7 a 14 de novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

“Estou muito feliz de poder representar meu país, minha pátria amada, é uma grande honra e felicidade, pois após tanto tempo de treinamento, posso estar colhendo os frutos de todo este esforço”, disse.

O atleta agora aguarda as definições da Confederação Brasileira quanto a preparação para a competição e a viagem para Bolívia, já que ainda existem restrições por conta da pandemia.

História na natação

Um dos principais nomes da AJINC/Urbano/Secel na atualidade, Matheus Stähelin tem ligação com a modalidade desde os oito meses de vida, quando foi matriculado em uma escola de natação pelos pais.

Mas a paixão e o espirito competitivo começou mesmo aos oito anos de idade, com a participação no Troféu Ernani Volpi Coutinho, o tradicional campeonato interescolar escolar, que serve como uma “peneira” para atletas entrarem na equipe de rendimento da cidade.

Com um terceiro lugar logo em sua primeira prova oficial, o jaraguaense passou a fazer parte da AJINC. De lá pra cá, não parou mais.

Foto: Divulgação

Do início, sob o comando de Iara Fructuozo, passando depois por Verônica Pacielo e Ronaldo ‘Kiko’ Fructuoso, até chegar no atual treinador, Marco Veiga, Matheus conquistou diversas medalhas por Jaraguá do Sul a nível estadual e regional.

Porém, espera que a convocação para seleção seja apenas mais um passo para uma trajetória de sucesso nas piscinas.

“Estou muito satisfeito com todos os resultados até aqui, mas posso afirmar que esse é só o começo de uma longa caminhada. É só apenas uma etapa na minha vida e sei que posso chegar muito longe, principalmente com a ajuda dos meus treinadores e todos que me apoiam e incentivam a natação competitiva”, destacou.

More in Natação