Connect with us

Estado

Governo de SC divulga regras para volta da torcida aos estádios

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Estão definidas as regras para volta do público aos estádios em Santa Catarina. De acordo com portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o acesso deverá ser feito de forma controlada, ficando condicionado a limites de ocupação de público sentado.

Como funcionará?

  • Do dia 15 ao dia 30 de setembro: limite de ocupação de 30%
  • Do dia 1º até o dia 31 de outubro: limite de ocupação de 40%

A presença do público deverá obedecer a pelo menos uma das condições previstas na portaria: pessoas imunizadas com esquema vacinal completo (com duas doses ou dose única) da vacina contra Covid-19 ou pessoas que apresentem laudo de exame RT-PCR realizado em até 72 horas antes da partida com resultado negativo.

O torcedor que quiser assistir ao jogo deverá apresentar comprovante de vacinação pelo aplicativo “Conecte SUS” ou por meio de comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou afins.

Já a comprovação do resultado negativo do exame deverá ser apresentado o laudo impresso realizado por estabelecimentos credenciados.

Todos os estádios, igualmente, também deverão deixar disponível um plano de contingência atualizado.

Neste plano, deverá contemplar caracterização do estádio e sua ocupação máxima de público sentado, definição do calendário dos jogos, os fluxos de entrada e saída, as medidas para situações de urgência e emergência, monitoramento de riscos, contingenciamento, medidas de comunicação das regras sanitárias, manutenção de distanciamento e averiguação de comprovação vacinal.

Veja as principais regras:

  • A comercialização de ingressos deve ser realizada preferencialmente por meio eletrônico, podendo também ser feita de forma presencial, sendo obrigatória a emissão de ingresso nominal;
  • Para acesso ao estádio, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completa ou do laudo de exame RT-PCR ou Pesquisa de Antígeno com resultado negativo;
  • O uso de máscaras é obrigatório durante todo o período de realização do evento;
  • Apenas será permitida presença de público nos setores com assentos numerados.
  • É vedada a presença do público em pé;
  • Os portões devem ser abertos com no mínimo 3 horas de antecedência à partida, para coibir aglomerações;
  • Deverá ser providenciada marcação e cumprimento de distanciamento físico de 1,5m.

*Com informações do Governo de SC

More in Estado