Connect with us

Futebol

Atacante de Jaraguá do Sul busca espaço no futebol de Portugal

Ronaldo da Cruz (camisa amarela) joga no Rebordelo | Foto: Divulgação/Rebordelo

A busca por um sonho pode ultrapassar milhares de quilômetros de distância. E a tentativa de alcançar o sucesso no futebol motivou a volta de um jaraguaense ao Velho Continente.

Após dois anos da primeira experiência em Portugal, Ronaldo da Cruz está novamente no país europeu para conquistar seu espaço no mundo da bola.

Se em 2019, ele jogou na base do Atlético Clube Alcanense, da 1ª Divisão Distrital de Santarém, agora ele veste a camisa da equipe principal do Rebordelo.

O time da cidade de Mirandela, no Norte do país, que fica próximo a Porto, disputa a 1ª Divisão Distrital de Bragança, referente a 4ª Divisão de Portugal, além da Taça Distrital de Bragança e Taça de Portugal.

O atacante de 22 anos assinou contrato até maio de 2022 e se apresentou ao novo clube no início de agosto.

Foto: Divulgação/Rebordelo

De lá para cá, vem chamando a atenção no campeonato local e tenta ajudar o Rebordelo a chegar ao tão sonhado acesso, dado apenas ao campeão do Distrital de Bragança, que reúne 12 equipes.

E o início está sendo promissor. Logo na estreia, o time encarou o dérbi concelhio contra Vinhais, um clássico da região, e venceu por 1 a 0, com gol de Ronaldo.

“Estou me sentido bem, fiz dois gols em dois jogos, e o principal objetivo meu e do clube para temporada é o acesso. Vamos jogo a jogo sempre em busca da vitória”, disse.

Morando em um apartamento disponibilizado pelo clube aos atletas, o jaraguaense ainda tem um caminho longo pela frente, mas vê a oportunidade como um passo importante para seu sucesso no futebol.

“A satisfação é enorme em estar jogando em um centro importante da Europa. Acho que é sonho de todo jogador estar no mercado europeu, é uma vitrine fantástica”, destacou. “Espero fazer um bom campeonato para me transferir para um clube maior da Europa ou até mesmo do Brasil”, completou.

Trajetória no futebol

Ronaldo da Cruz iniciou sua carreira nos gramados, aos 7 anos de idade, na escolinha Craques do Futuro, no bairro Nereu Ramos.

Passados cinco temporadas de iniciação com o professor Valdecir, ele entrou para o projeto do craque Falcão, mas acabou retornando ao Craques do Futuro dois anos mais tarde.

Até que, no fim de 2014, ele passou em testes no Juventus e passou a integrar a base do Moleque Travesso.

Ronaldo Cruz teve boa passagem pela base do Juventus | Foto: Arquivo Pessoal

Logo na primeira temporada com a camisa tricolor, o atacante se destacou no título da Série B do Catarinense Sub-17 de 2015, tanto que foi chamado para jogar a renomada Copa Santiago no fim do ano pelo Avaí.

Em 2016, retornou ao Juve e foi promovido ao profissional, onde ficou até dezembro e marcou dois gols.

Depois, ainda teve passagens pelo Operário de Mafra, onde foi artilheiro da Copa Santa Catarina Sub-20, pelo Guarani (SP), atuando no Campeonato Paulista e Copa São Paulo de Futebol Júnior, além do Caxias (RS), para jogar no Gauchão Sub-20.

Ao voltar à sua cidade natal em julho de 2018, Ronaldo passou a defender times amadores até receber a primeira oportunidade em Portugal.

No retorno ao Brasil, jogou por Andraus (PR), na 2ª Divisão do Campeonato Paranaense, e Náuas, da elite do Acre, além de uma experiência no Futebol 7 pelo Marcílio Dias, antes de acertar sua volta as terras portuguesas.

Foto: Divulgação/Rebordelo

More in Futebol