Connect with us

Futsal

Do jogador ao técnico: Xande reencontra o Jaraguá Futsal buscando reviver momentos de glória

Xande é um dos maiores jogadores da história do clube e volta ao Aurinegro após 12 anos, agora como técnico | Fotos: Divulgação/Sidnei Batista

Técnico Xande. Causa estranheza, é difícil não pensar no jogador que ajudou a levar o futsal de Jaraguá do Sul a tantas glórias, mas agora é o treinador que irá se apresentar na próxima segunda-feira (31) para o início de uma nova era no clube.

Em quadra, foram 11 anos vestindo a camisa aurinegra, dos tempos de Breithaupt a Malwee, cravando seu nome como um dos maiores ídolos e vencedores da história, com mais de 40 títulos.

Agora, Alexandre Eduardo de Melo ou simplesmente Xande, estará no banco de reservas, tentando engatar uma nova sequência de taças para o clube, que vem embalado por uma conquista do Campeonato Catarinense no fim do ano passado.

E não falta experiência para mostrar que o técnico pode ser tão vitorioso quanto o jogador. Bacharel em educação física, pós-graduado em futsal e com curso nacional de treinadores completo, Xande iniciou sua trajetória à beira da quadra no final de 2010, logo após o término do projeto da Malwee Futsal.

O primeiro desafio foi no Rio do Sul, onde ficou por dois anos e levou o time à divisão especial do Catarinense.

De 2012 a 2015, virou auxiliar do Joinville, primeiro do técnico Fernando Ferretti e depois de Vander Iacovino, além de uma passagem pela seleção brasileira Sub-20.

Mas o maior reconhecimento começou em 2017, quando encabeçou um novo projeto no futsal de Blumenau.

Comandou a Esquadra Alemã por cinco temporadas e mesmo com investimentos modestos levou o clube a três títulos: dois Jogos Abertos de SC (2019 e 2021) e uma Copa SC (2017).

Agora, chega ao Jaraguá Futsal para seu maior desafio na carreira de técnico, num começo e recomeço da Era Xande.

“Estou muito feliz e contente com a oportunidade até porque fiquei 11 anos em Jaraguá e vi todo processo iniciar em 99. Tenho muita história e coisa boa que aconteceu. Fiz a faculdade e meu filho nasceu na cidade, realizei todos os sonhos como atleta e é muito legal voltar depois de 12 anos”, destacou.

Veja abaixo os assuntos da entrevista de Xande

Proposta aceita

“Tive uma conversa maravilhosa com Seu Wandair (vice-presidente). Ele queria primeiro me conhecer do que contratar, me passou todo planejamento, de trazer atletas que passaram por aquele período maravilhoso (da Malwee), o objetivo de ser campeão mundial e a organização. Gostei muito da conversa e fiquei muito motivado com o planejamento, a perspectiva e de apostar realmente no processo”

Passagem por Blumenau

“Foi um trabalho muito bacana. Saímos do Torneio de Verão de Indaial para jogar a Liga Nacional, mas no fim do ano passado não conseguimos ter o mesmo objetivo comum e aceitei o convite do Jaraguá até porque já tinha recusado outras vezes. Tenho uma situação particular também do transplante da minha esposa, que está há 20 anos no Renal Vida, em Blumenau, meu filho é doente renal crônico, e o bem-estar deles sempre foi minha preocupação e direcionou minha vida. Hoje eles estão em um momento maravilhoso da vida deles. Tudo culminou para que eu pudesse aceitar esse desafio. É uma oportunidade bacana pelo lado pessoal e profissional”

Projeção para 2022

“Já fizemos reuniões para projetar 2022 com boas competições. Projeto muito trabalho e quero aproveitar essa oportunidade. A equipe toda está apostando num processo de competir de uma maneira bacana e determinar objetivos comuns para as competições, lutando por elas todos os dias”

Montagem do elenco

“É um bom elenco, ainda mais com os reforços (Tiago, Neto e Willian) e a valorização de quem ficou depois de bons jogos tanto da semifinal como final do Estadual, conseguindo um título maiúsculo em Joinville. Vamos dar oportunidade ao Sub-20 no começo da temporada, sempre valorizei e gostei dos jogadores mais jovens. E também quero trazer mais um pivô de referência, mas ainda não conseguimos”

Características pessoais

“Sempre tive uma preocupação muito grande de competir primeiro acertando a defesa. Jaraguá teve boas estratégias contra Joinville nos dois jogos da final e foi muito feliz. Com a vinda dos reforços, a defesa vai ser um ponto importante nesse primeiro momento. Quero ouvir muito os jogadores também, é importante essa troca de informação. Sempre gostei muito também de jogar em vantagem numérica com o goleiro e vamos montar uma estratégia para fazer isso, além de mesclar o jogo 4 pra 4, com pivô de referência e de movimentação, e aproveitar as bolas paradas que sempre foi uma coisa forte minha como atleta. Acredito que para esse primeiro momento, a principal característica é tentar jogar com duas formações e aproveitar a característica da nossa equipe. Às vezes uma equipe jogar com um pivô de movimentação e outra com pivô de referência. Ano passado, consegui fazer um pouco disso em Blumenau e fomos muito felizes. Tivemos uma temporada muito boa”

More in Futsal