Connect with us

+ Esportes

Aumento em acidentes com ciclistas e corredores traz alerta sobre riscos no trânsito

Associação Desportiva Triatlética de Jaraguá do Sul tem conversado com a prefeitura e traz recomendações para diminuir os riscos de acidente | Foto: Divulgação

Em tempos marcados pelo enfrentamento da pandemia de Covid-19, a caminhada e o ciclismo estão entre as atividades que mais cresceram nos últimos dois anos.

Ao mesmo tempo, porém, o número de acidentes envolvendo seus praticantes e motoristas também aumentou em SC. No mês passado, por exemplo, a triatleta Fabiana Leal, de 39 anos, morreu em Tijucas ao ser atropelada por um caminhão enquanto pedalava.

Os casos recorrentes ligaram o alerta e trazem de volta o debate sobre os riscos quando o assunto é trânsito.

Em Jaraguá do Sul, não é diferente. A Associação Desportiva Triatlética de Jaraguá do Sul (Atrijar) tem conversado com a prefeitura e vereadores sobre algumas medidas que poderiam ser feitas para proteger esse público.

Segundo a Atrijar, já foram feitos contatos com a diretoria de trânsito e está nos planos da cidade a implantação de ciclofaixa na rua João Planicheck ainda no primeiro semestre deste ano.

“Jaraguá do sul é um exemplo de cidade em diversos aspectos, tanto na quantidade de bicicleteros, ciclistas e pedestres quanto na quantidade de ciclofaixas. Mas independente disso, a principal característica que faz a cidade ser exemplo são os usuários (ciclistas, pedestres e motoristas). É sempre importante ter em mente que por mais que um ou outro esteja errado, você deve respeito aquela vida que ali está. Cuide do mais frágil”, disse Matheus Alves, atleta e membro da Atrijar.

Recomendações:

– Aos usuários de bicicleta e patinetes, usem sempre o capacete;

– Deem preferência a usar ciclovias e calçadas, mesmo talvez um pouco mais longe são vias mais seguras;

– Se movimente no sentido da via (aplicando a ideia de duas faixas), isso reduzirá a chance de uma trombada entre os usuários da ciclofaixa;

– Quando não houver ciclofaixa disponível, ande no mesmo sentidos do carro. É física, em uma colisão frontal, as velocidades se somam;

– Se ponha em estado de alerta em relação ao ambiente. Cuidado com os fones de ouvido;

– Ao andar em horários com pouca luz solar, capriche na visibilidade da sua bicicleta;

More in + Esportes