A guerra entre Ucrânia e Rússia assusta não somente os brasileiros que vivem na Ucrânia, mas também a família deles no Brasil.
No caso do jaraguaense Daniel Rosa, jogador de futsal que mora em Kherson, cidade ucraniana dominada pelos russos, o pai, a mãe e um irmão vivem em Jaraguá do Sul, enquanto mais um irmão está do outro lado da guerra.
Leonardo Mendonça da Rosa, de 34 anos, também é jogador de futsal e atua no Norilsk Nickel, de Moscou, capital russa.
Os irmãos iniciaram as carreiras na cidade natal, passaram pela equipe profissional do Jaraguá Futsal e chegaram a jogar juntos no Kairat, do Cazaquistão, mas hoje estão separados pela guerra.
De acordo com Léo, como é mais conhecido, a preocupação com Daniel que está ‘preso’ na Ucrânia é constante e a maior esperança é que haja em breve um cessar fogo ou uma reunião entre os países para que seja encontrada uma maneira de retirar as pessoas que queiram deixar o país.
Afinal, a situação do irmão reflete no dia a dia de toda família e contrasta com a rotina que vive na Rússia.
“Estou do outro lado, onde a vida não mudou nada, com as pessoas seguindo a vida como se nada estivesse acontecendo. Estou treinando, jogando, mas sem cabeça para concentrar. Faz quatro, cinco dias que nem durmo direito. Ligo pro Daniel a todo momento pra saber como estão as coisas, mesmo sabendo que não tem mudança. Temos que rezar pra ter qualquer novidade positiva e ele poder ir embora. Hoje, não me interessa jogar bola ou estar treinando, meu maior desejo é que meu irmão consiga ir pra casa”, enfatizou.
Para amenizar a aflição dos familiares, Daniel relata toda sua rotina e demonstra estar bem psicologicamente e fisicamente.
“Mantemos contato o tempo todo. A cada uma hora eles perguntam se está tudo bem, fazemos chamadas de vídeo e vamos levando do jeito que dá. Tento deixar eles tranquilos, porque realmente estamos bem na medida do possível. Psicologicamente e fisicamente estou bem”, finalizou.
*Confira a matéria completa de Daniel Rosa em meio ao conflito na Ucrânia neste link (clique aqui)