Praticar exercício físico e recolher lixo. Esta será a atividade realizada neste sábado (19) nas ruas de Jaraguá do Sul.
Promovida pelo Jaraguá Mais Saudável, a ação é mundialmente conhecida como plogging e une a prática de atividade física à conscientização ambiental.
Inédito em Jaraguá do Sul, o movimento conta com apoio da Rede OCP de Comunicação e várias entidades do município, tendo sua largada às 17h, em frente ao anfiteatro do Parque Linear Via Verde.
Ao chegar no local, os participantes receberão kits de apoio (luva, sacola e camiseta) e orientações em relação ao percurso, tempo, materiais a serem recolhidos, entre outros fatores.
Além disso, um educador físico irá realizar o aquecimento e um brigadista orientará sobre os cuidados da caminhada ou corrida, hidratação e ficará à disposição como suporte.
Cada pessoa terá o tempo de 1h30 para correr ou caminhar em uma rota a sua escolha, e recolher o lixo que encontrarem pelo chão.
Ao retornar no ponto de partida, todo material será colocado em um local adequado para ter o destino correto.
A SAMAE também fornecerá copos de água, que serão reaproveitados como pote para mudas e/ou hortaliças para serem doadas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial (clique aqui). Em caso de chuva, o evento será remarcado para uma nova data.
História do plogging
O plogging começou a ser difundido na Suécia e o termo é uma combinação entre jogging (correr) e plocka upp (pegar).
O sueco Erik Ahlström foi o impulsor dessa atividade. Ao mudar-se de sua localidade natal para Estocolmo em 2016, começou a limpar o lixo dos lugares que ele passava quando fazia esporte.
Pouco depois, a rotina de Ahlström se propagou pela Suécia graças a eventos populares. Atualmente, as redes sociais tornaram o plogging um fenômeno global que envolve mais de 20.000 pessoas por dia em centenas de países.
Entre os fatores que justificam o sucesso desta iniciativa, está, por exemplo, o crescente interesse pela ecologia e pela vida sadia, a moda do running, a simplicidade e o sentimento de comunidade provocado pelo plogging entre seus seguidores.
Os fãs desta modalidade desenvolvem valores próprios do esporte como: companheirismo, solidariedade, esforço e perseverança, além de reforçar seu compromisso com o meio ambiente.