Connect with us

Ciclismo

Em franca evolução no downhill, jaraguaense vive melhor momento e sonha alto

Foto: Divulgação

Um esporte que exige velocidade e concentração. Afinal, o percurso traz obstáculos dos mais variados em meio a uma descida de montanha.

Estamos falando do downhill, uma das modalidades mais radicais do ciclismo, e presente diariamente na rotina de um jaraguaense, que vem se destacando sobre duas rodas.

Apaixonado por adrenalina, Lucas Oeschler pedala desde 2007 e, hoje, aos 29 anos, vive seu melhor momento na carreira.

Foto: Divulgação

Por mais que a ideia inicial era construir uma trajetória no bicicross, modalidade dominada por Jaraguá do Sul no território catarinense, o ciclista acabou encontrando no downhill sua grande especialidade. Os resultados recentes comprovam isso.

Levando em conta apenas as grandes competições de 2019 para cá, Oeschler tem duas pratas nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), um bronze no Brasileiro e um quarto lugar no Pan-Americano, ficando a menos de meio segundo do pódio.

E o 2022 promete. Logo no primeiro evento, veio uma medalha de ouro na 1ª etapa do Catarinense de Downhill, o que dá ainda mais motivação para o atleta seguir em busca dos seus objetivos.

 “A paixão pelo ciclismo só cresce e sempre fui muito focado. Hoje dou muita atenção e me esforço muito em cima da alta performance. Vivo meu melhor momento no downhill e a curva está crescendo ainda, então tenho margem para alcançar”, destacou.

Entre as metas da temporada, estão os títulos do Estadual e Jasc, além do Brasileiro, previsto para o mês de julho, em Minas Gerais.

Foto: Divulgação

Porém, os sonhos vão muito além. O jaraguaense também deseja figurar no cenário internacional, voltando a disputa do Pan-Americano e num futuro próximo estar em uma Copa do Mundo ou Mundial.

“Reconheço que o nível é muito alto, mas quero no mínimo entrar na competição, mostrar força e se classificar para as finais. Mas primeiro, a maior meta é trazer uma medalha de Pan-Americano”, disse.

Rotina pesada e recompensada

Assim como muitos atletas no Brasil, Lucas Oeschler tem que se dividir entre duas atividades. Durante a semana, treina todos os dias no pré ou pós trabalho.

As pedaladas seguem nos finais de semana em várias pistas e alternando o downhill, com bicicross e mountain bike para o desenvolvimento da parte técnica. Isso sem contar os trabalhos físicos e cuidados com a alimentação para se manter no mais alto nível.

“Ele (Lucas) vem se destacando muito nos últimos dois anos. O Lucas já está com uma certa idade, não é tão novo, mas só veio a melhorar com a experiência. Ele está praticamente todo dia em cima da bicicleta treinando e isso vem o ajudando a evoluir cada vez mais”, afirmou Guilherme Donat Bourscheidt, o Borcha, técnico de ciclismo de Jaraguá do Sul.

Foto: Divulgação

A dedicação e conquistas no esporte atraíram patrocinadores ao jaraguaense. Ele iniciou 2022 com apoio de manutenção e estrutura para ‘bike’, inscrições em campeonatos, fornecimento de produtos de marca renomada no segmento, roupas, academia e treinamento físico, além do Bolsa Atleta através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Um conjunto de fatores que pode fazer a diferença ao ciclista de Jaraguá do Sul na busca pelos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

More in Ciclismo