Connect with us

Karatê

Jaraguaense de 10 anos e técnico fazem “vaquinha” para disputar Mundial de Karatê

Nicolas Stenger da Costa e Nicola Pezzonia Junior buscam apoio para viajar para Sérvia | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Dois atletas de karatê de Jaraguá do Sul estão mobilizando as redes sociais para conquistar o que classificam como o maior desafio na carreira.

O jovem Nicolas Stenger da Costa, de 10 anos, e seu técnico Nicola Pezzonia Junior, 40, foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial da arte marcial, que acontece nos dias 12 a 14 de junho, em Belgrado, na Sérvia.

Mas sem aporte financeiro da Confederação Brasileira, a dupla corre contra o tempo para conseguir a verba de R$ 35 mil, valor que inclui passagens de ida e volta, além de alimentação e hospedagem por cinco dias no país europeu.

Com isso, eles iniciaram uma campanha de arrecadação de dinheiro através de uma “vaquinha” virtual (clique aqui).

As pessoas interessadas em ajudar também podem fazer transferência de qualquer valor via Pix para a chave 47989095006 (número de celular de Nicola).

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Até o momento, os atletas conseguiram juntar menos de 10% do recurso necessário, sendo que a confirmação no evento precisa ser feita até o próximo dia 30 de maio.

“Se não conseguirmos o valor até o fim do mês, infelizmente teremos que desistir desse sonho”, declarou Nicola.

Caso a verba seja alcançada, o técnico e atleta destacou a confiança em trazer bons resultados do Velho Continente.

“Sabemos que não será fácil, mas estamos confiantes. O karatê na Europa é muito forte e tem muitos recursos. Competiremos com atletas que vivem disso, diferente do que acontece com a maioria no Brasil. Mesmo assim, podemos trazer bons resultados e quem sabe uma medalha”, disse.

Trajetória no Karatê

O jovem Nicolas iniciou no karatê com apenas 5 anos de idade, juntamente com o próprio Nicola Pezzonia Junior em seu antigo projeto social, que ficava no Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha (CEU), na Vila Lenzi.

De lá pra cá, teve uma evolução constante no esporte e já participou de muitos campeonatos expressivos apesar da pouca idade. Entre eles, Copa Brasil, Campeonato Internacional, Copa do Mundo via online, sendo campeão em todos.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Além disso, terminou 2021 como campeão geral em sua categoria no país e virou figura frequente na seleção brasileira.

Já Nicola carrega 30 anos de experiência como atleta de karatê e ostenta um currículo com 78 medalhas. São 30 ouros, 29 pratas e 19 bronzes, incluindo competições a nível estadual, nacional e internacional.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Natural de São Paulo, ele chegou em Jaraguá do Sul há sete anos e começou o projeto no CEU como professor.

Em 2020, passou a ministrar aulas com foco para parte competitiva. E teve êxito por ter colocado 17 atletas na seleção brasileira até então.

More in Karatê