Representante solitário de Jaraguá do Sul no Campeonato Mundial de Karatê, Nicola Pezzonia Junior teve destaque no evento disputado na cidade de Belgrado, na Sérvia.
O professor e atleta de 40 anos trouxe três medalhas na bagagem: um ouro (Kumite Individual – categoria Sênior -68 Kg), uma prata (Kata Individual – Rengo Kai Shorin Ryu/Wado-Ryu/Shito-Ryu/Shotokan) e um bronze (Kumite em Equipe – Sênior).
O jaraguaense foi o único dos cinco representantes brasileiros a ser campeão de alguma categoria. A delegação do país fechou o evento com um total de nove medalhas, sendo um ouro, cinco pratas e três bronzes.
“Com muita emoção, muita alegria e muita satisfação que compartilho a vitória e realização de um sonho… Encerrando minha carreira como atleta profissional posso finalmente dizer que sou campeão mundial de karatê”, disse.
Aluno de Nicola, o jovem Nicolas Stenger da Costa, de 10 anos, também havia garantido vaga para o Mundial, mas não viajou pela falta de recursos financeiros.
História no Karatê
Nicola Pezzonia Junior carrega 30 anos de experiência como atleta de karatê e ostenta agora um currículo com 81 medalhas. São 31 ouros, 30 pratas e 20 bronzes, incluindo competições a nível estadual, nacional e internacional.
Natural de São Paulo, ele chegou em Jaraguá do Sul há sete anos e começou o projeto no CEU como professor.
Em 2020, passou a ministrar aulas com foco para parte competitiva e teve êxito ao colocar 17 atletas na seleção brasileira até então.