Se houve frustração dentro de quadra com a derrota do Brasil para o México por 82 a 72, fora dela só foram elogios pela organização de Jaraguá do Sul e a estrutura da Arena oferecida as seleções de basquete para o jogo da última segunda-feira (29), pelas Eliminatórias para Copa do Mundo.
A aprovação foi tanta que o evento pode voltar a cidade no ano que vem. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) deve se reunir em breve com a Federação Internacional de Basketball (FIBA) e Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para levar o ofício solicitando a vinda de uma nova etapa.
A intenção é trazer uma partida da última janela da segunda fase da competição, que acontece em fevereiro de 2023, quando os brasileiros tem compromissos contra Estados Unidos ou Porto Rico. Ou seja, existe a possibilidade do templo jaraguaense receber a forte seleção americana.
“Todos os órgãos se manifestaram que estamos preparados para receber qualquer evento internacional. A FIBA somente elogiou, não recebemos nenhum reparo sequer, assim como da CBB e do público. Estou muito satisfeita com a organização, tudo correu bem, o que prova a expertise de Jaraguá do Sul para grandes eventos. A satisfação é geral”, disse a secretária Natália Lúcia Petry.
O Brasil é segundo colocado do Grupo F das Eliminatórias, com cinco vitórias e três derrotas, mesma campanha do México e Uruguai que estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Estados Unidos ocupa a ponta da chave, com sete triunfos e um revés.
Antes da retomada das Eliminatórias em novembro, as seleções voltam as atenções para a Copa América, que acontece de 2 a 11 de setembro, em Recife (PE).
Vôlei é a bola da vez
Enquanto a nova vinda das Eliminatórias do Basquete ainda é uma incógnita, Jaraguá do Sul se prepara para um evento de vôlei masculino. Em parceria da Associação Desportiva de Voleibol (ADV) com a Secel, a Arena será palco de um desafio internacional entre a seleção da Colômbia e APAN/Blumenau, que disputa a Superliga.
A partida será realizada no dia 11 de setembro, às 18h, sendo que os ingressos começaram a ser vendidos nesta terça-feira (30) por R$ 20. Esse valor é válido até o dia 10. Já no dia da partida, custarão R$ 40, com opção de meia-entrada. Crianças até 5 anos não pagam.
As entradas antecipadas estão disponíveis nas bilheterias da Arena, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, e, das 17h às 19h, no Posto Mime Matriz e com os professores dos polos de voleibol da cidade.
Além do amistoso, a secretária Natália Lúcia Petry fará uma reunião na próxima semana com autoridades da Federação Catarinense (FCV) e Confederação Brasileira (CBV) para voltar a sediar a Copa Brasil no ano que vem, evento que foi sucesso em 2020.