Connect with us

Lutas

Dose dupla: jaraguaenses são destaques no taekwondo e carregam “sonho olímpico”

Hector Andreghetoni Berthi (E) e Leandro Gustavo Costa (D) | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

O processo de popularização do taekwondo de Jaraguá do Sul após algumas escolas abraçarem a arte marcial com projetos sociais, apoiados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, tem resultado em inúmeras conquistas e consequentemente no surgimento de grandes talentos.

É o caso de dois jovens, que vem apresentando um crescimento vertiginoso e dão esperança de um futuro ainda mais brilhante nos tatames: Leandro Gustavo Costa, de 17 anos, e Hector Andreghetoni Berthi, 15.

Leandro Gustavo Costa, atleta do taekwondo jaraguaense | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Descoberto em um projeto no bairro Rio Molha, Leandro conheceu a modalidade em 2013, logo se destacou e passou a fazer parte da equipe comandada pelo mestre Helton Berthi, que tem 26 anos dedicados ao taekwondo.

Já Hector pode dizer que praticamente nasceu no tatame, afinal, a paixão pela arte marcial está no DNA. Filho do próprio Helton, ele começou a dar seus golpes com apenas 3 anos e mostra uma evolução natural para quem vive o esporte desde criança.

Hector Andreghetoni Berthi, atleta do taekwondo jaraguaense | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

O início de ambos pode ter sido diferente, mas o caminho juntou a dupla, que hoje compartilha uma rotina de treinos diários, viagens, competições e até títulos.

São cerca de 30 a 40 conquistas para cada. Hector, por exemplo, é o primeiro jaraguaense a ser tetracampeão brasileiro, 11 vezes do Catarinense e ostenta vários outros feitos, como títulos no Open Sul e Brasil Open. Leandro, por sua vez, é bicampeão brasileiro, campeão da Olesc, Joguinhos Abertos de Santa Catarina e tem nove estaduais.

“O Hector é praticamente um irmão, que está todo dia comigo batalhando. O mestre (Helton) também virou um pai adotivo pra mim, então a parceria é muito grande e um ajudou o outro a evoluir”, disse Leandro.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Apesar da pouca idade, os amigos já reúnem histórias para vida toda. Porém, ainda sonham em escrever a maior delas: conquistar o ouro olímpico. O caminho é longo e árduo, mas os jaraguaenses demonstram uma confiança de gente grande para alcançar tamanho objetivo.

“Na categoria masculino adulto, o Brasil ainda não tem nenhum campeão olímpico. Então temos esse sonho e treinamos muito para um dia chegar lá”, destacou Hector.

“Sempre sonhei alto, porque se não fizer isso, o objetivo nunca será alcançado. Uma vez meu filho (Hector) quando tinha 4 anos de idade, estava deitado no tatame e falou que seria campeão mundial. Me arrepiei na hora. Eu acredito muito nisso mesmo sabendo que não vai ser fácil. Com pés no chão e humildade vamos chegar lá”, completou o mestre Helton.

Dedicação aos treinos e desafios

Para disputar uma Olimpíada, a dedicação no dia a dia é fundamental para ter sucesso. E segundo o mestre Helton Berthi, isso não falta para seus pupilos.

“A diferença está no treinamento. Eles (Leandro e Hector) dão a vida no treino, não apenas na luta. E o resultado vem no treinamento. Fui pego de surpresa nesse ano, porque não esperava tantos resultados expressivos como os dois vem conseguindo, mas tudo é fruto da dedicação”, relatou.

Mestre Helton Berthi (C) com os atletas | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

E essa determinação serve não somente para o sonho olímpico, mas nos desafios que virão pela frente. E são muitos já nas próximas semanas. Na segunda-feira (5), Hector embarcou para disputa do Brasileiro Escolar, em Aracaju (SE).

Na volta, ele se reencontra com Leandro para uma viagem a São Paulo, onde participam de um campeonato internacional que vale pontos para o ranking mundial.

“Vai ser o primeiro campeonato internacional na carreira deles. Será uma novidade, porque normalmente esses eventos são fora do Brasil. Então vamos aproveitar a oportunidade e ver como eles se sairão em um evento deste nível”, afirmou o mestre Helton.

Os Joguinhos Abertos vêm logo depois, além de outras competições estaduais e nacionais até o fim da temporada.

More in Lutas