Connect with us

Olímpicos

Com história de superação, jaraguaense de 50 anos garante vaga ao Mundial de Triatlo

Foto: Acervo pessoal

Não há idade para começar a praticar esportes. Eurico Mendes, de Jaraguá do Sul, descobriu e se apaixonou, aos 37 anos, pelo triatlo. Hoje, 13 anos depois, com muita perseverança, dedicação e competições disputadas, ele volta a realizar o sonho de conquistar uma vaga no Mundial.

Com quatro classificações e uma participação no evento internacional em seu currículo, o jaraguaense será um dos representantes brasileiros na edição de 2023, que acontece na Alemanha.

Eurico competirá na categoria 50/54 anos da modalidade de Triathlon Sprint, considerada a mais rápida e intensa do esporte, com distâncias 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

A classificação foi garantida pelo desempenho apresentado no Brasileiro na atual temporada. Na primeira etapa, em Florianópolis, ficou em terceiro lugar, enquanto na segunda etapa, realizada no último fim de semana, em Maceió, foi vice-campeão com o tempo de 1h10min26seg.

“O sol me castigou muito, pois aqui no Sul a temperatura normal é mais baixa nesta época do ano e lá (Maceió) é sempre quente. Mesmo assim, fiz a quinta melhor natação da categoria, o terceiro melhor tempo na bike e o melhor tempo da categoria na corrida, fechando em segundo lugar e subindo ao pódio”, contou.

Foto: Acervo pessoal

Com a segunda colocação geral no ranking nacional da categoria, o atual vice-presidente da Atrijar (Associação de Triathlon de Jaraguá do Sul) assegurou seu lugar no Mundial.

“Vi que posso ser campeão brasileiro porque fiquei a 20 segundos do primeiro lugar. Agora é foco total nos treinos para o Mundial, onde vou tentar baixar os tempos nas três modalidades”, disse.

Além da preparação intensa, o jaraguaense também busca patrocinadores para auxiliar nas despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Os interessados podem entrar em contato direto com o atleta no telefone (47) 99640-0289.

História de superação

Seja no esporte ou na vida, atingir o ápice não é fácil. Exige esforço, disciplina, luta… superação. Mas é possível. Eurico Mendes é prova viva disso.

Um acidente de moto, quando ele era mais novo, trouxe grandes receios sobre o futuro, mas o esporte foi a ferramenta para que ele retomasse sua vida. “Achei que nunca mais iria andar e prometi que se voltasse, eu iria correr”, lembrou.

Dito e feito. Após longo período de recuperação, ele colocou o tênis, foi para rua e começou a treinar sozinho. O tempo resultou em uma evolução natural até chegar a ganhar diversas corridas, principalmente de montanha.

Mas o jaraguaense não se dava por satisfeito e aproveitou a energia atlética para vencer outro trauma: o medo de água. Então se matriculou em aulas de natação e levou três meses para tomar coragem de mergulhar e nadar, o que pode ser simples para muitas pessoas.

O pânico foi se esvaindo a cada braçada e com os ensinamentos de Magnus, seu antigo professor. “Fui aprendendo, melhorando, disputando competições no mar e consegui tempos bons e medalhas”, disse.

Com a corrida e natação fazendo parte do seu dia a dia, Eurico não demorou muito para integrar o ciclismo em sua rotina. Foi amor à primeira vista, a ponto de o atleta escolher o tradicional Ironman como sua primeira prova no triatlo. O resto é história.

“Do Ironman para frente vivi momentos de muitas alegrias, aprendizados, amizades e desafios constantes. Eu falo por experiência, o triatlo não é somente para os que têm condições financeiras melhores. Todos podem fazer”, destacou.

More in Olímpicos