Connect with us

Futebol

Momento histórico! Árbitra jaraguaense vai apitar a final do Brasileirão Feminino

Charly Wendy Straub Deretti será a árbitra principal de Corinthians x Internacional | Foto: Acervo pessoal

Com participações nos mais importantes campeonatos de futebol no Brasil e América do Sul, Charly Wendy Straub Deretti já pode comemorar mais um momento histórico em sua carreira na arbitragem.

Nesta quarta-feira (21), a jaraguaense foi escalada para apitar a grande final do Campeonato Brasileiro Feminino entre Corinthians e Internacional neste sábado (24), às 14h, na Neo Química Arena, em São Paulo.

“Nesse mundo da arbitragem sabemos o quanto é difícil algumas conquistas, o quanto buscamos, treinamos, nos dedicamos. Na maioria das vezes, quase ninguém vê nosso esforço e quase sempre estamos sozinhos. Porém, estar nesse jogo sem dúvida alguma faz tudo isso valer a pena. Assim como as jogadoras buscam e sonham com a final do campeonato, na arbitragem não é diferente. Estar ali, entre as melhores do Brasil é uma baita responsabilidade, mas também uma conquista”, disse.

Jaraguaense comandou vários jogos do Brasileirão Feminino, entre eles, a semifinal São Paulo x Inter | Foto: Acervo pessoal

A comissão de arbitragem em campo será toda formada por mulheres. Única catarinense, Charly terá companhia das assistentes Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG), além de Marianna Nanni Batalha (SP) e Izabele de Oliveira (SP), quarta e quinta árbitra, respectivamente. Entre elas, Charly, Leila e Fernanda integram o quadro da Fifa.

“Tanto eu quanto o quinteto sabemos o que esse jogo representa e faremos o nosso melhor lá dentro para que o espetáculo seja das equipes e da torcida, que já foi visto no primeiro jogo da final com o recorde de público. Isso mostra que as mulheres estão sim saindo do anonimato e que tem muita gente que gosta do futebol feminino”, destacou a jaraguaense.

No jogo de ida da decisão, Inter e Corinthians empataram em 1 a 1, no Estádio Beira Rio, que registrou o maior público da história do futebol feminino no Brasil, com pouco mais de 36 mil pessoas.

História na arbitragem

Integrante do quadro da Fifa desde 2020, Charly iniciou na profissão em 2012 e passou a integrar o quadro de arbitragem catarinense quatro anos depois, atuando em torneios profissionais no Estado a partir de 2017.

No ano seguinte, ingressou no quadro da CBF até receber a primeira oportunidade no profissional masculino em 2019 ao apitar o jogo entre Sergipe-SE e Coruripe-AL, no dia 8 de junho, pela Série D do Brasileiro.

De lá para cá, ganhou oportunidades nas Série C, B e A, além da Copa do Brasil e competições femininas, como o próprio Brasileirão, Libertadores e amistoso da seleção brasileira.

More in Futebol