Connect with us

Futebol

Sub-17 ‘salva’ ano da base do Juventus e coloca jovens em vitrine

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Com o projeto de base reativado no ano passado, o Juventus apostou em parcerias para voltar as grandes competições estaduais em 2022. No Sub-20, o vínculo com a Escolinha CFA Manchister, de Palhoça, não deu certo após a equipe perder 10 de 11 jogos no Catarinense. O mesmo não se pode dizer do Sub-17.

Coordenado pela escolinha local da Xoxo 10, que priorizou um elenco formado por meninos de Jaraguá do Sul e região, o time se colocou entre as principais forças do Estado na categoria. O desempenho nos torneios comprova esse status.

No Estadual, por exemplo, a equipe pintou como sensação ao eliminar o até então líder e invicto Avaí nas quartas de final. Acabou parando na semi para o campeão Barra, mas já deixava suas credenciais.

Se faltava um título para coroar a temporada, ele veio de forma invicta na Primeira Liga Regional, finalizada em outubro. Como se não bastasse, o time ainda vem disputando a Copa SC e tem sua classificação muito bem encaminhada ao mata-mata, que será definida neste fim de semana após a última rodada da primeira fase.

“Como fizemos um trabalho de reformulação da base, trabalhando com atletas apenas de Jaraguá do Sul e região, o respeito as outras equipes, disciplina, vontade e garra foram os diferenciais para a conquista de bons resultados”, disse Marcio Bandeira Rodrigues, o Xoxo, multicampeão pelo Jaraguá Futsal e coordenador do projeto entre Juve e Xoxo 10.

O bom desempenho na temporada fez vários jogadores receberem sondagens de clubes, principalmente da região Sul, como Grêmio, Athletico-PR, Coritiba, Chapecoense e Criciúma.

Inclusive, quatro já deixaram o Moleque Travesso. Entre eles, o meia e camisa 10 Hector – filho de Xoxo – que vai jogar a Copa Galo, uma das principais competições de base do país, pelo Concórdia.

Hector em jogo do Estadual | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Outros nomes estão sendo monitorados com a possibilidade de negociação. “Todas as propostas passamos ao clube e aos pais. Tem muitos clubes interessados, faremos avaliações e conversas para ver as melhores propostas”, destacou Xoxo.

“A satisfação é muito grande em ver os atletas tendo oportunidade de jogar, buscando seu espaço e querendo chegar entre os melhores nas competições estaduais. Então é muito satisfatório para nossa gestão e direção do clube, porque é um ano muito bom”, completou.

Objetivos finais em 2022 e expectativa para 2023

Além da grande possibilidade de estar nas quartas de final da Copa SC, o Sub-17 do Juventus/Xoxo 10 ainda tem as finais das Copas Oma e LDF neste fim de temporada.

Mas isso não impede o futuro planejamento. Segundo Xoxo, as avaliações dos prós e contras do ano já estão sendo feitos na busca por resultados ainda melhores em 2023.

Até aqui, a parceria tem o Juventus cedendo o alojamento, refeitório e local para jogos à Xoxo 10, que faz toda composição e atividades da equipe, tendo ainda suporte da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Para a próxima temporada, a ideia é ampliar a estrutura.

Vamos conversar com o presidente Hudson para alinhar o ano de 2023. Esperamos que o clube nos dê um suporte a mais para buscar objetivos maiores. A tendência é continuar à frente das categorias Sub-15 e Sub-17, e também assumir o Sub-20”, destacou Xoxo.

More in Futebol