O time Sub-21 masculino da seleção brasileira de handebol conquistou no último fim de semana o Campeonato Sul-Centro Americano, em Buenos Aires, na Argentina. E um jogador de Jaraguá do Sul fez parte da campanha irretocável de cinco vitórias em cinco partidas.
Giancarlo Felipe Henn, de 20 anos, foi um dos armadores esquerdo da equipe, que venceu os argentinos na grande final por 27 a 25.
“Foi uma conquista muito importante para mim. Ver todo seu trabalho diário sendo recompensado e todo seu esforço valer a pena, só me faz querer continuar no esporte e me dedicar ainda mais”, disse.
E para chegar à seleção, foi justamente a determinação que não faltou na carreira do jaraguaense. Descoberto na Escola Antônio Estanislau Ayroso, aos 11 anos, Henn jogou pela cidade natal por três temporadas, antes do fim do projeto.
Com isso, ele precisou se “virar” para treinar em Guaramirim, onde os técnicos do município vizinho o levaram para o time de Balneário Camboriú, que disputava o Estadual Sub-14. A partir daí, a trajetória deslanchou.
Logo no primeiro ano, foi campeão estadual e da Olesc. Em 2017, passou a defender Itajaí e pôde ajudar em muitos títulos nacionais e estaduais durante dois anos, inclusive sendo o melhor central do Brasileiro Sub-16.
O sucesso seguiu em 2019, quando foi atuar em São José. Porém, uma reviravolta em 2021 o fez deixar o esporte. Giancarlo decidiu parar de jogar muito por conta da pandemia, voltou para casa e começou a trabalhar na Malwee Malhas.
Por lá, ficou 10 meses e resolveu matar a saudade do handebol jogando a Liga SC Adulta por Jaraguá nesse período. O quarto lugar na Série Ouro e o bom desempenho na competição despertou novamente o desejo do atleta em seguir sua carreira. E a escolha foi certeira.
No início de 2022, o jaraguaense acertou com o Blumenau, onde disputou a Liga Nacional e Liga SC até ser convocado para representar o Brasil no Sul-Centro Americano.
“Só tenho a agradecer a todos os profissionais que passaram pela minha vida em todo esse tempo e agradecer a minha família por todo apoio e incentivo que eles me dão”, destacou.
Mas os objetivos do armador não param por aí. “Quero me formar na faculdade com o handebol e quando terminar meu objetivo é ir jogar na Europa”, afirmou.
- Handebol feminino de Jaraguá do Sul fatura título na Liga SC Sub-16
- Jaraguá do Sul garante terceira colocação na Liga SC de Handebol Masculino
- Jaraguaense é eleito o melhor ponta direita do Brasileiro de Seleções de Handebol Sub-16