Connect with us

Base

Jaraguá Futsal padroniza categorias de base e reforça elo com profissional

Supervisores e comissões técnicas da base, junto com o técnico Xande do profissional | Foto: Divulgação/Jaraguá Futsal

Aproximar ainda mais as categorias de base ao profissional, formar bons cidadãos, garimpar futuros talentos e que jovens deem frutos para o time principal. Esses são alguns dos principais objetivos do Jaraguá Futsal implementados desde o ano passado para o elo entre as categorias menores e adulta.

Em 2023, a política adotada se mantém e traz uma novidade. O clube definiu a condução de uma padronização em sua base, com a implantação de um modelo e de ideias de jogo unificadas para todas as categorias em conjunto com a “equipe de cima”.

Basicamente, a ideia é de que todas as categorias atuem de forma semelhante, o que pode facilitar a promoção de um talento do Sub-15 em diante.

“Definimos a questão de alguns tópicos de padrões de jogo para que a gente possa ter uma sequência entre as categorias. Claro que cada treinador tem sua forma de trabalhar, de lidar com as situações, mas definimos alguns padrões”, disse Luis Claudio Dalprá, um dos supervisores das categorias de base ao lado de Fernando, que também é auxiliar técnico do adulto.

O processo já começou com a reformulação das comissões técnicas. No Sub-20, por exemplo, Maneca, que revelou inúmeros talentos e foi um dos precursores do futsal na cidade, será o técnico.

Ex-jogador do time jaraguaense na década de 90, Altair será o treinador do Sub-15 e Sub-16, enquanto Vitor Alexandre da Silva, já conhecido por outros trabalhos na base municipal, comanda o Sub-17 e Sub-18.

“Entendemos que os treinadores são pessoas com uma linha de trabalho bem homogênea e nisso também colocamos o trabalho do Xande no adulto”, ressaltou Dalprá.

Um trabalho planejado para reforçar as metas do Aurinegro. “Nosso maior objetivo na base além de revelar atletas para a equipe adulta, é formar cidadãos. Nosso trabalho em 2023 mantém o foco em colocar o maior número de atletas para compor o elenco adulto e que eles cheguem com condições reais de jogo”, finalizou o supervisor.

More in Base