Connect with us

Futebol

Projeto social de Jaraguá do Sul incentiva prática de futebol com aulas gratuitas

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Pesquisas elaboradas em diversas partes do mundo comprovam que a prática esportiva ajuda a reter o conhecimento de jovens na vida escolar. E um novo projeto social em Jaraguá do Sul vem chamando a atenção por unir esses dois pontos para formação de um bom cidadão.

Há quatro meses, a Sociedade Esportiva João Pessoa criou um projeto com aulas de futebol 100% gratuitas, que ainda estimula o bom desempenho escolar com o controle de notas e frequência dos alunos no colégio.

Com ou sem experiência no esporte, mais de 120 crianças entre meninos e meninas, de 5 a 15 anos, já participam do projeto que também oferece um kit completo para os atletas com camisa, calção e meião para o desenvolvimento nos treinos.

Quatro profissionais trabalham diretamente com o projeto, desde a diretoria com o presidente e idealizador Célio Lange e seu diretor de futebol Alexandre Andrey, até os professores responsáveis pela evolução das crianças, como o coordenador Eduardo Rodrigues e o técnico Silvinho.

“Com 7, 8 anos de idade comecei a treinar na quadra que hoje é o society no João Pessoa. Eu devo muito ao meu pai que me incentivou no esporte, então ter esse projeto é resgatar e lembrar o que aconteceu comigo. Os pais estão felizes pelo projeto, me sinto realizado por tê-lo elaborado e quero que continue por muito tempo”, disse Lange.

De camisa preta, Eduardo Rodrigues, Alexandre Andrey, Célio Lange e Silvinho tocam o projeto no João Pessoa | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Além de oferecer a prática do futebol e reforçar a importância escolar, a Escolinha do João Pessoa chegou com a ideia de fomentar o esporte nas regiões próximas ao bairro e tirar as crianças das ruas.

“Esses jovens tinham poucas oportunidades no João Pessoa e bairros próximos, principalmente voltadas para prática de futebol e nesse molde de projeto social, que dá uma condição de todos fazerem a prática esportiva”, destacou Eduardo Rodrigues.

Os treinos no campo são realizados todas as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Algumas turmas já esgotaram o limite de inscritos e outras ainda restam algumas vagas, que podem ser solicitadas pelo número (47) 99905-0712.

“A adesão vem sendo muito boa desde o início do projeto e pretendemos abrir novas turmas neste ano, porque é uma iniciativa que está aí para ajudar muitos jovens”, comentou Rodrigues.

Apoios pela Lei do Incentivo e objetivos

A Escolinha do João Pessoa traz um fator fundamental para seu desenvolvimento. O projeto conta com a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), regulamentada em 2007, que permite que recursos provenientes de renuncia fiscal sejam investidos em projetos esportivos e paradesportivos no Brasil.

Com ele, o imposto de renda que seria pago por pessoas física e jurídica (6% e 1% do imposto devido, respectivamente) ao governo pode ser destinado como doação ou patrocínio de iniciativas que concedem a crianças, adolescentes, adultos e idosos o acesso ao esporte, como o projeto social do João Pessoa.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Os responsáveis pela iniciativa não escondem que a inclusão ao esporte é o principal objetivo da escolinha. Porém, os mesmos também sonham em dar condições aos jovens de ingressar em uma categoria de base ou até num time profissional a médio e longo prazo.

 “Embora seja social, o trabalho não perde nada em qualidade. O Silvinho é um profissional que dispensa comentário e eu trabalho há muito tempo com fomento. O material é tudo de primeira qualidade, então imaginamos que daqui uns três, quatro anos começamos a ter um retorno considerável até na formação de atletas por mais que esse não seja o objetivo principal do projeto”, finalizou Eduardo Rodrigues.

More in Futebol