Connect with us

Olímpicos

Tenista radicado em Jaraguá do Sul concilia esporte com estudos nos EUA

Foto: Arquivo pessoal

Conciliar os estudos com a carreira no esporte nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, muitos atletas tem os Estados Unidos como o sonho perfeito por um sistema exemplar no país que une a carreira esportiva e acadêmica.

Isso serve até mesmo para aqueles que têm talento no esporte, mas não alimentam o desejo de seguir uma carreira como desportistas e buscam em terras americanas um aprendizado único para vida profissional. É o caso de Gabriel Busato e Silva, de 21 anos.

O gaúcho radicado em Jaraguá do Sul já está há três temporadas em New Jersey, onde encara uma rotina intensa de treinos de tênis e estudos com o curso de business na Monmouth University.

“Moro em uma casa alugada com outros três amigos, fora do campus. A rotina é corrida com aulas e treinos, mas dá pra aprender bastante com a cultura e sociedade americana, difícil escolher qual o aprendizado mais importante”, conta.

Natural de Porto Alegre (RS), o tenista se mudou com a família para Jaraguá quando tinha 12 anos de idade e treinou por um longo período com o professor Netinho, no Clube Beira Rio, antes de se transferir para a Spin Tennis, em Joinville.

Ao mesmo tempo que acumulava boas participações em competições estaduais e nacionais, o planejamento junto aos familiares de seguir a carreira nos Estados Unidos já estava traçado. E não deu outra. Aos 19 anos, Gabriel embarcou para o novo desafio e, de lá pra cá, representa a universidade em torneios conciliados com os estudos.

Foto: Arquivo pessoal

Mesmo com destaque na modalidade, o jovem não almeja uma carreira profissional no tênis. Porém, reconhece a importância do esporte para alcançar seus objetivos pessoais.

Acho que sou sortudo de poder ter essa experiência e que me ensina bastante. Não tenho sonhos no tênis, não quero ser profissional depois da faculdade. Mas sou muito grato por tudo que o tênis me proporcionou e continua a me proporcionar na vida”, destaca.

Oportunidade de bolsa nos Estados Unidos

O tênis é um dos mais numerosos e também um dos esportes com mais bolsas desportivas nos Estados Unidos. Porém, o país oferece várias oportunidades para meninos e meninas conciliarem a carreira esportiva e acadêmica nas mais variadas modalidades.

No caso de Gabriel Busato e Silva, por exemplo, a Monmouth University fornece uma bolsa de aproximadamente 85% de todas as despesas. A família auxilia uma pequena parte da moradia e alimentação, que também tem uma parcela da universidade.

Mas a bolsa pode até ser integral conforme o desempenho do atleta em competições e na sala de aula, cobrindo todas as despesas: anuidade, moradia, alimentação e livros, além das necessidades esportivas, como materiais, uniformes, viagens para torneios e treinamentos.

Gabriel (D) ao lado de colegas da equipe de tênis | Foto: Arquivo pessoal

Para alcançar esse sonho nos Estados Unidos, Gabriel e os familiares começaram a preparação dois anos antes da viagem. Segundo Giliane Busato, mãe do tenista, alguns pré-requisitos são importantes no processo.

O talento e dedicação ao esporte ainda no Brasil é um deles. A idade também é um fator determinante, já que muitas universidades exigem que o jovem tenha entre 17 e 21 anos.

O preparo com estudo das bolsas, contato com os técnicos e conhecimento do inglês de nível intermediário a avançado para as provas são outros pontos primordiais para facilitar a conquista da bolsa.

“Atletas que tem capacidade atlética reconhecida tem essa possibilidade de continuar praticando esporte com bolsa de estudos nos Estados Unidos. É um universo totalmente diferente do Brasil. A condição para ser contratado para jogar pela universidade é ser um bom aluno, o que é legal porque a pessoa não está lá só por um mérito”, declara Giliane.

More in Olímpicos