Connect with us

Natação

Sonho antigo: Natação de Jaraguá do Sul ganhará centro aquático

Foto: Arquivo OCP News

O atletismo tem sua pista no bairro São Luís, o tiro esportivo está prestes a ganhar seu próprio estande no Parque de Eventos e diversas outras modalidades de Jaraguá do Sul utilizam espaços como preparação para seus atletas. E uma delas receberá uma nova estrutura para chamar de casa.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) confirmou a construção de um centro aquático para natação, esporte responsável pela formação de inúmeros talentos e conquistas para cidade.

O projeto já está em processo de elaboração e será erguido anexo à Arena Jaraguá, com previsão de entrega até o fim de 2024.

O local contará com uma piscina olímpica de 50 metros e atenderá a equipe da AJINC/Secel, que representa o município nos mais diversos campeonatos, além da possibilidade de sediar eventos estaduais, nacionais e até internacionais.

Haverá ainda uma outra piscina de 25x25m multifuncional, que pode atender deficientes físicos, pessoas com autismo e sindrome de down, e hidroginástica para natação de crianças, adultos e idosos.

“É um equipamento importantíssimo pela expressividade da natação no município e pelo número de atendimento que deixamos de fazer por não termos espaço próprio, que faz diferença para o atleta”, destaca a secretária Natália Lúcia Petry.

Atualmente, a natação jaraguaense aluga a piscina da Sociedade Acaraí para treinos, mas ainda carece de um espaço próprio que atenda todas as exigências para o desenvolvimento ainda maior dos jovens atletas.

Mesmo assim, a equipe vem apresentando grandes resultados e fechou a temporada 2022 como a segunda melhor de Santa Catarina, ficando atrás apenas de Itajaí, que tem um projeto com 5 mil crianças e atletas federados.

“Eles conseguem ganhar competições mais na quantidade do que na qualidade. Mas atletas de outras cidades já vem nos procurando e vindo para Jaraguá treinar com a gente pelos nossos resultados. Essa tendência vai continuar existindo porque vamos seguir tendo bons resultados e atraindo essa garotada pra cá. Então proporcionar uma piscina de 50m e ter a mesma estrutura que grandes clubes do Brasil vai ajudar bastante para potencializar o desenvolvimento dos atletas e mantê-los aqui”, disse o técnico Marco Antônio de Aragão Veiga.

More in Natação